O estudante Pedro Paulo Milhomem Braga, de 16 anos, recebeu, nesta quinta-feira (16), o Prêmio Non-Trivial na Regeneron ISEF, realizado entre os dias 13 e 17, em Los Angeles, EUA. Natural da cidade de Imperatriz, no Maranhão, o aluno integrou a delegação com outros 11 jovens que representaram o Brasil no evento que é considerado a maior feira de ciência e engenharia pré-universitária do mundo. Representantes de 70 países participaram do evento.
Na cerimônia, o jovem estudante recebeu o Prêmio Non-Trivial, no valor de US$ 500, mais US$15 mil para investimento e aprimoramento do trabalho “Análise do biopotencial larvicida do Joá Bravo (Solanum viarum Dunal) em larvas de mosquitos causadores de doenças tropicais”. A iniciativa teve orientação do Professor Zilmar Timóteo Soares, com co-orientação do Professor Carlos Sampaio. “Esse prêmio significa a representatividade do Brasil aqui na ISEF”, enfatizou Pedro Paulo. “Mostra o quanto é importante incentivar a ciência no nosso país’’, disse o aluno.
O projeto foi um dos finalistas da Mostratec 2023, feira de ciência e tecnologia realizada pela Fundação Liberato na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Neste ano, a delegação da Mostratec contou com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT/CRTs) e do Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT-RS).
“Vitórias como essa mostram o quanto é importante valorizar e, como política pública financiar as feiras de ciência desde a escola até eventos como a Mostratec, a FEBRACE”, ressaltou a diretora do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes. “É muito gratificante, é muito importante para a popularização da ciência que tenhamos essa iniciação desde a educação básica, para que possamos ir formando os novos talentos científicos do Brasil”, completou.