A Black Friday de 2024 no Brasil encerrou com um faturamento recorde de quase R$ 9,4 bilhões, segundo dados do painel Hora a Hora, alimentado pela Confi.Neotrust. O resultado superou as expectativas do mercado, especialmente no setor de e-commerce, com vendas registradas entre a 00h00 de quinta-feira (28) e 23h59 de domingo (1).
O levantamento indica um aumento de 10,7% em relação à Black Friday de 2023, considerando o mesmo período (quinta-feira a domingo). Além disso, o número de pedidos cresceu 14%, totalizando 18,2 milhões.
Outros dados do painel mostram que, em comparação com 2023, houve uma redução de 2,9% no ticket médio, que ficou em R$ 515,66, e de 3,3% no número de itens por pedido, com uma média de 2,9 produtos por cesta.
O balanço final das categorias mais vendidas durante a Black Friday 2024 mostra as seguintes porcentagens da distribuição total e suas variações em relação a 2023:
- Eletrodomésticos: 15,8% da distribuição total, com crescimento de 4% em relação a 2023;
- Eletrônicos: 11,3% da distribuição total, com queda de 4% em relação a 2023;
- Telefonia: 9,4% da distribuição total, com queda de 13% em relação a 2023;
- Moda e Acessórios: 7,5% da distribuição total, com queda de 2,2% em relação a 2023;
- Ar e Ventilação: 6,3% da distribuição total, com crescimento de 66,1% em relação a 2023;
- Informática: 5,7% da distribuição total, com queda de 8,4% em relação a 2023;
- Móveis: 5,6% da distribuição total, com crescimento de 14% em relação a 2023;
- Beleza e Perfumaria: 5,5% da distribuição total, com crescimento de 13,1% em relação a 2023;
- Automotivo: 3,6% da distribuição total, com crescimento de 36% em relação a 2023;
- Esporte e Lazer: 3,6% da distribuição total, com crescimento de 41,1% em relação a 2023.