BR

China apoia iniciativa do Brasil pela proteção global de florestas tropicais

Em evento com Lula, vice-premiê chinês cobrou financiamento de países desenvolvidos para nações em desenvolvimento.

A China manifestou apoio à iniciativa do Brasil para a conservação de florestas tropicais, em um evento de alto nível nesta quinta-feira (7). O vice-premiê chinês, Ding Xuexiang, afirmou que Pequim está disposta a reforçar a cooperação com todos os parceiros no âmbito do fundo de conservação ambiental “Tropical Forests Forever Facility” (TFFF), promovido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante um almoço oferecido por Lula, Ding enfatizou que a proteção das florestas tropicais “está diretamente ligada à sobrevivência e ao bem-estar da humanidade”, classificando-a como uma “causa comum a todos os povos”. O vice-premiê defendeu que a missão exige esforços colaborativos para avançar na preservação.

Cobrança por financiamento climático

O representante chinês também enviou uma mensagem direta às nações mais ricas. Ding Xuexiang afirmou que os países desenvolvidos, no âmbito da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, devem oferecer financiamento adequado para apoiar as nações em desenvolvimento.

Segundo ele, esse financiamento é essencial para reduzir o desmatamento e a degradação das florestas tropicais. Ele acrescentou que a China contribuirá de forma mais ampla para a governança global do clima e do meio ambiente.

O evento contou com a presença de diversas autoridades internacionais, incluindo o presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi; a presidente do Suriname, Jennifer Simons; o presidente da Colômbia, Gustavo Petro; e o presidente da França, Emmanuel Macron. Também participaram o secretário-geral da ONU, António Guterres, e o presidente do Grupo Banco Mundial, Ajay Banga.

Adaptado de agência Xinhua e 247, pela redação do Movimento PB.

[GEMINI-GOG-08112025-A4B1-V18.2]