Mauricio de Sousa completa 90 anos: “Ele é o pai do Brasil”, diz filho Mauro
Em exibição de cinebiografia na Mostra de SP, família e diretor celebram legado de “simplicidade, humanidade e amor” do criador da Mônica.
Mauricio de Sousa, criador de mais de 400 personagens que alfabetizaram gerações de brasileiros, completa 90 anos nesta segunda-feira (27). Pai de dez filhos, ele é carinhosamente chamado por muitos de “pai do Brasil”, um título endossado por sua própria família. “Meu pai acaba sendo esse paizão. O meu Maurício, ele é o pai do Brasil. E eu não tenho ciúmes, tá, gente?”, brincou seu filho, Mauro Sousa.
A declaração de Mauro foi feita para uma plateia lotada durante a exibição especial da cinebiografia “Mauricio de Sousa – O filme”, na semana passada, durante a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. No filme, Mauro interpreta o próprio pai, contando o início de sua carreira. Mauricio de Sousa esteve presente na sessão e, embora não tenha discursado, foi muito aplaudido.
Presente no evento, a artista e diretora-executiva da MSP Estúdios, Alice Takeda, esposa de Mauricio há mais de 50 anos, destacou o principal ensinamento do cartunista. “Conviver com o Mauricio ensinou muita coisa. Uma delas é que todos somos iguais. Então, não tem diferença entre as pessoas, nem de cor, nem de raça, nem de status. Não tem diferença”, disse ela à TV Brasil.
Segundo Alice, essa busca por pluralidade e diversidade humana foi levada para as revistas, com a criação de personagens com deficiência, por exemplo. “Essa revista, com essas histórias, contém muito sentimento. Por isso que quando um leitor pega essa revista para ler encontra ali não só uma mensagem de amor, mas uma revista que contém sentimentos de muitas pessoas que trabalharam nela”.
Simplicidade e visão
Embora seja considerado o “pai do Brasil”, Mauricio de Sousa é definido como uma pessoa simples. O diretor da cinebiografia, Pedro Vasconcelos, reforçou que a simplicidade é o que define o escritor na vida pessoal. “Mauricio de Sousa é um cara simples, humano, extremamente respeitoso e extremamente amoroso”, definiu. “Grandes seres humanos são assim.”
Marina Sousa, filha que inspirou a personagem de mesmo nome e também diretora-executiva da MSP, classificou o pai como um “visionário”. “Desde o começo, quando ele começou a fazer os quadrinhos, ele já acompanhava a sociedade, do que todo mundo estava gostando. Ele ia atrás de agradar todo mundo”, falou.
Ela conta que, mesmo aos 90 anos, o pai não para de sugerir novas ideias. Em 2015, o próprio Mauricio refletiu sobre seu papel: “Artista não se aposenta. Artista vira estrelinha”. Alice Takeda concluiu, sobre a celebração desta segunda-feira: “Vai ser muito emocionante. Vai ser tão bom para o Mauricio (…) receber esses abraços emocionantes, de gratidão, [de pessoas dizendo] o senhor me ensinou a ler, o senhor me ensinou a gostar de pegar em um livro ou uma revista.”
Traduzido e adaptado de CNN Brasil, pela redação do Movimento PB [MNG-OOG-27102025-1417-D6E8F1A-V018]
