‘NY Times’ liga megaoperação no Rio a post de Flávio Bolsonaro pedindo ajuda dos EUA
Jornal destacou uso do termo “narcoterrorismo” por Cláudio Castro, o mesmo usado por Trump, enquanto operação já soma 119 mortos.
Uma reportagem do jornal “New York Times” associou a megaoperação policial no Rio de Janeiro, que já é a mais letal da história, a um recente pedido público de ajuda militar feito pelo senador Flávio Bolsonaro (PL).
O jornal destacou uma postagem do senador no X (ex-Twitter) em 23 de outubro. Em inglês, Flávio respondeu ao Secretário de Guerra norte-americano, Pete Hegseth, dizendo ter “inveja” dos ataques dos EUA contra narcotraficantes. “Ouvi dizer que há barcos como este aqui no Rio de Janeiro, na Baía de Guanabara, inundando o Brasil com drogas. Você não gostaria de passar alguns meses aqui nos ajudando a combater essas organizações terroristas?”, escreveu o senador.
Além disso, a reportagem apontou que o termo “narcoterrorismo”, usado pelo governador Cláudio Castro (PL) para justificar a ação, é o mesmo utilizado por Donald Trump no combate ao tráfico. Segundo o “NY Times”, o aliado de Jair Bolsonaro tentou “fazer pontos” no assunto da segurança pública, principal bandeira de partidos de direita no Brasil.
Saldo da “Operação Contenção”
A “Operação Contenção” foi deflagrada na terça-feira (28/10) nos complexos do Alemão e da Penha, que reúnem 26 comunidades na zona norte do Rio. A ação mira a facção Comando Vermelho (CV).
O secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Felipe Curi, afirmou nesta quarta-feira (29/10) que o balanço oficial da megaoperação subiu para 119 mortos, incluindo 4 policiais, e 113 pessoas presas. Entre os agentes mortos está o chefe da 53ª DP (Delegacia Policial de Mesquita), Marcus Vinicius.
Da redação, com informações de [Poder 360] [MNG-OOG-29102025-2136-E4F5A1B-V018]
