BR

Tornado no Paraná: Governo Federal promete ajuda humanitária e reconstrução

Ministro Waldez Góes articula com prefeitos após fenômeno deixar 5 mortos e 130 feridos em Rio Bonito do Iguaçu; ventos atingiram 250 km/h.

O Governo Federal, sob orientação do presidente Lula, anunciou o envio de ajuda humanitária e apoio à reconstrução das áreas do Paraná atingidas por um tornado devastador nesta sexta-feira (7). O fenômeno, que atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do estado, causou ao menos cinco mortes e deixou 130 feridos, segundo a Defesa Civil estadual.

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, manifestou solidariedade às famílias e informou que já está em contato com os prefeitos Sezar Bovino (Rio Bonito do Iguaçu) e Jaison (Laranjeiras do Sul). O objetivo é orientar sobre os procedimentos para o decreto de situação de emergência, o que agiliza a liberação de recursos.

“Em articulação com a ministra Gleisi Hoffman, estamos tratando dos planos de ajuda humanitária, do envio de equipes e do apoio às ações de reconstrução”, escreveu Góes. Ele garantiu que o governo permanece em prontidão total para apoiar as prefeituras e garantir assistência imediata à população.

Ventos de 250 km/h e destruição

O fenômeno meteorológico foi confirmado como um tornado pelo Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). Os ventos, que ultrapassaram os 250 km/h, arrasaram o município de Rio Bonito do Iguaçu. Imagens aéreas divulgadas pela Agência de Notícias do Paraná revelam que 90% das edificações da cidade foram afetadas pela tempestade.

Da redação do Movimento PB. [GMN-OOG-08112025-8C1D5E7-V18.2]