Golpes no WhatsApp Atingiram 153 Mil Pessoas em 2024, Alerta Febraban

Mais de 150 mil brasileiros foram vítimas de golpes no WhatsApp no último ano; saiba como se proteger das fraudes mais comuns, segundo a Febraban.

Em 2024, o WhatsApp foi o principal meio de fraudes no Brasil, com 153 mil vítimas, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O golpe da Falsa Venda afetou 150 mil pessoas, seguido pela Falsa Central Telefônica, com 105 mil casos. Outras fraudes comuns incluem Phishing (33 mil), Falso Investimento (31 mil) e Troca de Cartão (19 mil). Celebridades como Lília Cabral e Luana Piovani também foram alvos, com golpistas se passando por familiares ou usando suas imagens.

Tipos de Golpes e Proteção

No golpe do WhatsApp, criminosos clonam contas solicitando códigos de segurança enviados por SMS. A Febraban recomenda ativar a verificação em duas etapas no aplicativo. No golpe da Falsa Venda, páginas falsas de e-commerce oferecem promoções irreais; a dica é desconfiar de preços muito baixos e preferir sites conhecidos. Já na Falsa Central, golpistas fingem ser funcionários de bancos pedindo dados; nunca forneça informações ou faça transferências sem verificar a origem pelo canal oficial do banco.

Investimentos em Segurança

A Febraban destaca que os bancos investiram R$ 5 bilhões em 2024 em segurança e campanhas de conscientização, visando combater fraudes. Mesmo assim, a criatividade dos criminosos exige atenção redobrada dos usuários para evitar prejuízos.

—-

Por redação do Movimento PB com informações da Febraban.

Compartilhar: