A alfândega de Haikou, no sul da China, anunciou no domingo (27) a conclusão bem-sucedida da primeira entrega regular de produtos duty-free por drone sob supervisão alfandegária no país. O feito ocorreu na cdf Haikou International Duty-Free Shopping Complex, na província de Hainan.
Na operação, realizada em 24 de janeiro, três itens duty-free avaliados em 10.549,5 yuan (aproximadamente US$ 1.452,42) foram transportados por 1.133,5 metros em apenas 1 minuto e 24 segundos. A entrega partiu do complexo duty-free e chegou ao ponto de retirada no porto sul de Haikou.
De acordo com Wang Yang, chefe da Divisão de Supervisão de Produtos Duty-Free da alfândega de Haikou, anteriormente os viajantes que compravam produtos isentos de impostos online precisavam esperar seis horas para retirar os itens no porto. Com o novo sistema de entrega por drones de baixa altitude, esse tempo caiu para menos de três horas, aumentando a eficiência logística e reduzindo custos operacionais.
As autoridades alfandegárias destacaram que essa inovação representa um avanço na integração entre a economia de baixa altitude e a logística de produtos duty-free. Durante o período de alta demanda do Festival da Primavera, a tecnologia promete otimizar o transporte e elevar a satisfação dos consumidores.
Texto adaptado de ECNS e revisado pela nossa redação.