CiênciasTecnologia

NVIDIA “caiu de 95% para 0%” na China, lamenta CEO Jensen Huang

Em evento, executivo critica bloqueios dos EUA, que zeraram presença da empresa no mercado chinês de IA.

A NVIDIA está, efetivamente, fora da China. A declaração drástica veio do próprio fundador e CEO da empresa, Jensen Huang. Durante uma participação recente em um evento de tecnologia, o executivo declarou que a fatia de mercado da NVIDIA no país asiático caiu de 95% para 0%.

A fala ocorreu no “Future of Global Markets 2025”, da Citadel Securities. Huang comentava os bloqueios que o governo dos EUA impôs à exportação de seus produtos para a China. A situação, que recentemente levou o país asiático a também estabelecer seus próprios impedimentos, tornou-se tão dramática que a NVIDIA estaria basicamente zerada no país.

“No momento, estamos 100% fora da China, então na China é 0%”, afirmou Huang. “Nós saímos de uma fatia de mercado de 95% para 0%, então eu não consigo imaginar nenhum político acreditando que isso seja uma boa ideia“, criticou o CEO.

A empresa agora adota uma postura pessimista em suas projeções financeiras. “Em todas as nossas previsões, nós projetamos zero para a China. Se qualquer coisa acontecer na China, vai ser um bônus.”

Tentativas frustradas de manter presença

O cenário atual surge apesar das diversas tentativas da NVIDIA de se manter no mercado chinês. A empresa chegou a desenvolver produtos específicos para contornar as sanções, como as GPUs H20 e a RTX 6000D.

O objetivo era garantir a continuidade das empresas chinesas dentro do ecossistema de hardware e software da companhia para Inteligência Artificial, mas os esforços se mostraram insuficientes diante da escalada das restrições geopolíticas.

Traduzido e adaptado de Adrenaline, pela redação do Movimento PB

[MNG-OOG-20102025-0801-7F2A9C4-V018]