CulturaCultura PopGeral

Morre Kenneth Colley, o Almirante Piett de ‘Star Wars’ e Jesus de ‘A Vida de Brian’, aos 87 Anos

O cenário artístico global se despede de Kenneth Colley, um notável ator britânico que marcou gerações com sua versatilidade em papéis icônicos. Conhecido por interpretar o Almirante Piett na trilogia original de “Star Wars” e por dar vida a Jesus em “A Vida de Brian” dos Monty Python, Colley faleceu em 30 de junho, aos 87 anos, em sua residência em Kent, Inglaterra.

A causa da morte foi uma rápida progressão de complicações decorrentes da COVID-19, que evoluíram para pneumonia, conforme confirmado por diversos veículos de imprensa. De acordo com Julian Owen, agente do ator, Colley havia sido internado após sofrer uma queda e lesionar o braço, momento em que contraiu o vírus.

“Ken Colley foi um dos nossos melhores atores de personagem, com uma carreira que se estendeu por 60 anos”, declarou Owen em comunicado à revista People. A vasta gama de trabalhos de Colley incluiu atuações memoráveis no teatro, cinema e televisão. Sua habilidade em transitar entre personagens tão distintos quanto a figura central de “A Vida de Brian” e os excêntricos e vilanescos papéis nos filmes de Ken Russell, ou até mesmo o Duque de Viena na adaptação de Shakespeare para a BBC (“Measure for Measure”), demonstrava um talento ímpar. Owen acrescentou que Colley “faleceu pacificamente com amigos ao seu lado”.

Um Legado Imortalizado em uma Galáxia Muito, Muito Distante

A notícia do falecimento de Kenneth Colley gerou uma onda de homenagens nas redes sociais, especialmente no X (antigo Twitter), onde fãs e colegas expressaram seu pesar e admiração. Muitos destacaram sua performance como o Almirante Piett, o único oficial imperial a sobreviver a um filme de “Star Wars” sob o comando direto de Darth Vader antes de seu trágico fim em “O Retorno de Jedi”. Sua presença imponente e a forma como seu personagem navegava a fúria do Lorde Sombrio o tornaram um favorito entre os fãs da saga.

Como um usuário na plataforma X comentou, “Você está imortalizado em uma galáxia muito, muito distante, e nos corações dos fãs de Star Wars em todos os lugares. Que a Força esteja com você.” Essa mensagem ressoa com a percepção de que, para muitos, Colley não foi apenas um ator, mas uma parte intrínseca de um universo que moldou a imaginação de milhões. Outro fã relembrou seu trabalho em “Inspector Morse”, destacando que, apesar de suas aparições em “Star Wars” serem maravilhosas, Colley se destacava no episódio “Second Time Around”, que coincidentemente contava com um jovem Christopher Eccleston no elenco.

Além de seus papéis mais célebres, Kenneth Colley iniciou sua carreira em Hollywood em 1961 e continuou ativo até recentemente. Ele fez uma aparição no filme de 2024 “Dan Hawk Psychic Detective” e emprestou sua voz para o curta-metragem “I Am Tree” em 2023, demonstrando sua paixão duradoura pela atuação.

A partida de Kenneth Colley deixa um vazio na indústria, mas seu legado permanecerá vivo através de seus diversos trabalhos, que continuam a ser descobertos e apreciados por novas gerações. Sua contribuição para o cinema e a televisão, especialmente em papéis que se tornaram parte da cultura pop, garante que ele será lembrado por sua arte e talento por muitos anos.


Da redação com informações de HuffPost  

[LLMGEMG]

Compartilhar: