BYD supera Tesla em vendas na Europa pela 1ª vez

A montadora chinesa BYD vendeu, em abril, mais carros elétricos do que a Tesla na Europa pela 1ª vez. Esse fato reflete tanto a ofensiva da empresa da China para conquistar o continente europeu quanto uma resistência dos europeus ao dono da Tesla, Elon Musk.
Segundo a empresa de inteligência de dados do setor automotivo Jato Dynamics, a BYD vendeu 7.231 carros totalmente elétricos na Europa no mês passado, contra 7.165 da Tesla. As informações são do The New York Times e do Financial Times.
Em abril, o volume mensal de vendas da Tesla na Europa caiu 49% em relação ao ano anterior, enquanto a BYD registrou um aumento de 169%. Incluindo os híbridos plug-in, as vendas do grupo chinês dispararam 359%.
Desde que Musk declarou apoio ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), e assumiu um cargo no governo norte-americano, os europeus vêm evitando comprar carros da Tesla.
Em contrapartida, a BYD está aumentando sua presença na Europa. A montadora chinesa anunciou nesta semana que a Hungria será sua sede europeia.
O país ainda vai abrigar uma fábrica da empresa, que está sendo construída. Com isso, a BYD pode exportar veículos para a UE (União Europeia) sem pagar tarifas adicionais. A montadora chinesa também terá uma fábrica na Turquia.
“Este é um momento decisivo para o mercado automobilístico europeu, especialmente se considerarmos que a Tesla liderou o mercado europeu de veículos elétricos a bateria por anos, enquanto a BYD só começou oficialmente suas operações fora da Noruega e da Holanda no final de 2022”, disse Felipe Munoz, analista global da Jato Dynamics, ao Financial Times.
No 1º trimestre de 2025, a BYD teve um lucro líquido de 9,2 bilhões de yuans (US$ 1,3 bilhão). Representa um crescimento de 100,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O resultado é superior ao da Tesla. A companhia teve um lucro de US$ 409 milhões de janeiro a março, queda anual de 71%.
Fonte: Poder360, reprodução