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Economia de criadores move US$ 250 bi e é ‘transformação nunca vista’, diz head do TikTok

Mercado, que substitui a publicidade tradicional pela influência pessoal, pode alcançar US$ 480 bilhões até 2027, aponta Goldman Sachs

A economia dos criadores de conteúdo digital (creator economy) está passando por uma “transformação que a gente nunca viu antes”, segundo Keiko Mori, Head of Creative Product Marketing no TikTok. O mercado, que já movimenta US$ 250 bilhões, consolidou-se como fundamental para as estratégias de negócios e para a forma como as marcas constroem confiança com o público.

Uma análise do Goldman Sachs projeta que o setor pode quase dobrar de tamanho, alcançando US$ 480 bilhões até 2027. A declaração de Mori ocorreu na sexta-feira (7), durante um painel na quarta edição da conferência MBA Brasil, realizada no Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Boston.

Para a executiva do TikTok, a mudança é estrutural e desafia o modelo antigo de publicidade. “A gente vem de um mercado, pensando em 20, 25 anos atrás, onde as marcas falavam sobre marcas e construíam a própria reputação. Hoje são pessoas falando sobre marcas”, explicou Keiko.

Da audiência ao faturamento

Contudo, a transição de influenciador para empresário exige alta profissionalização. A influenciadora Mica Rocha, fundadora das marcas Misha (semijoias) e Open Era (athleisure), que somam 11 lojas físicas além do e-commerce, ressaltou que a popularidade online, por si só, não é garantia de sucesso comercial.

“O marketing de influência, a creator economy, é muito legal, mas não quer dizer que você vai dar certo. Não te garante faturamento, mesmo com uma audiência que te ame”, disse Rocha. “Fui estudar e comecei a entender de economia, finanças, comecei a entender sobre imagem, lucro, faturamento, abertura de loja, expansão. É um trabalho intenso.”

O evento no MIT reuniu cerca de 300 jovens profissionais brasileiros que atualmente cursam MBA em instituições americanas. Segundo Gabriela Barbosa, copresidente da MBA Brasil, um dos objetivos é “conectar os alunos com oportunidades de gerar impacto no Brasil”, buscando solucionar a “clara evasão de talento” que, em última instância, pode gerar mais desenvolvimento socioeconômico no país.

Da redação do Movimento PB.

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