Economia

Maduro preso nos EUA: empresários chineses temem onda de caos na Venezuela

Maduro preso nos EUA: empresários chineses temem onda de caos na Venezuela
Maduro preso nos EUA: empresários chineses temem onda de caos na Venezuela

Chineses na Venezuela temem instabilidade após prisão de Maduro nos EUA

Após a prisão do presidente venezuelano Nicolás Maduro nos Estados Unidos sob acusações de narcoterrorismo e posse de “artefatos destrutivos”, empresários chineses que retornaram à Venezuela nos últimos anos manifestam preocupação com a escalada da tensão. David Hou, um empresário de Guangdong que voltou à Venezuela no ano passado, expressou que a situação atual está gerando ansiedade e cautela.

“Se o governo e os EUA permanecerem em confronto, com a situação incerta e sanções contínuas, a vida das pessoas comuns se tornará muito difícil e os investimentos chineses no exterior também serão afetados”, afirmou Hou, que gere um supermercado em Caracas.

Governo venezuelano promete resistência

O governo venezuelano prometeu manter a independência do controle dos EUA. Delcy Rodriguez, ex-vice-presidente de Maduro, foi empossada como presidente interina e manifestou disposição para cooperar com o governo Trump.

Retorno chinês atraído pela estabilização

Assim como Hou, muitos chineses, principalmente da cidade de Enping, na província de Guangdong, foram atraídos de volta à Venezuela nos últimos anos, impulsionados pela estabilização da economia e melhoria da segurança. A prisão de Maduro e a incerteza política que se seguiu ameaçam reverter esse cenário de recuperação.

A comunidade empresarial chinesa acompanha de perto os desdobramentos, temendo que a disputa entre os EUA e a Venezuela possa desencadear uma nova onda de instabilidade e impactar negativamente seus negócios e investimentos no país sul-americano.

Da redação do Movimento PB.

[MPB-Wordie | MOD: 2.0-FL-EXP | REF: 695DCB3D]