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Professor da Paraíba Transforma Kits de Robótica em Pesquisa de Mestrado em Física

Um professor da rede estadual da Paraíba transformou kits de robótica em ferramentas de pesquisa avançada para seu mestrado em ensino de física. Cláudio Reinke, da ECIT Coronel Jacob Guilherme Frantz, em São João do Rio do Peixe (9ª GRE), concluiu com sucesso o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da Sociedade Brasileira de Física, utilizando os equipamentos disponibilizados pelo Governo do Estado para investigar o efeito fotoelétrico na geração de energia solar.

Da Sala de Aula para a Pesquisa Científica

A dissertação defendida em agosto, intitulada “Efeito Fotoelétrico na Geração de Energia Solar na Perspectiva dos Campos Conceituais com Estudantes de São João do Rio do Peixe-PB”, demonstrou como materiais acessíveis podem se tornar instrumentos de pesquisa. O trabalho contou com participação ativa dos estudantes, que vivenciaram na prática conceitos da física moderna, reforçando o compromisso da escola com aprendizagem significativa e inovadora.

Para quem não é da área, podemos simplificar alguns termos:

O efeito fotoelétrico é um fenômeno onde a luz incidente sobre certos materiais gera energia elétrica – princípio básico dos painéis solares. Os kits de robótica são conjuntos educacionais com peças e componentes eletrônicos que permitem montar e programar robôs e outros dispositivos automatizados. Já o MNPEF é um programa especial de mestrado destinado especificamente para professores que querem melhorar seu ensino de física usando abordagens inovadoras e práticas.

Parceria que Fortalece a Educação no Interior

O trabalho fortaleceu a parceria entre a escola estadual e a Universidade Regional do Cariri (URCA), onde o professor concluiu seu mestrado. Durante a última Mostra Científica da escola, docentes da universidade prestigiaram as apresentações dos estudantes, resultando em convite para participação na Semana da Física da URCA em novembro. Esta iniciativa amplia significativamente o diálogo entre ensino básico e superior, criando pontes valiosas para estudantes do interior paraibano.

Investimento em Robótica que Gera Frutos

O professor Cláudio ressaltou o apoio fundamental da Secretaria de Educação da Paraíba: “Esse trabalho só foi possível porque contamos com os investimentos da Secretaria”, afirmou. Desde 2013, a SEE-PB garante kits de robótica às escolas, permitindo despertar nos alunos o interesse pela investigação científica e transformar conceitos teóricos em experiências práticas.

Novos Caminhos para a Formação Docente

Fernanda Chagas, gerente da 9ª GRE, destacou a relevância da formação docente em cursos de pós-graduação e a importância do MNPEF, que passará a oferecer também doutorado profissional em Ensino de Física. Esta iniciativa consolida novos caminhos de formação para professores da região, demonstrando como políticas públicas consistentes em educação criam ecossistemas de inovação mesmo em cidades do interior.

O caso exemplar de São João do Rio do Peixe ilustra como o investimento em tecnologia educacional pode transformar realidades e criar oportunidades de pesquisa avançada mesmo em contextos com recursos limitados. A iniciativa não apenas elevou o nível do ensino de física na escola, mas também estabeleceu um precedente importante para que outros educadores da rede estadual paraibana possam seguir caminhos similares, integrando ensino, pesquisa e extensão de maneira criativa e impactante.

Redação do Movimento PB com informações da SEE-PB

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