Debate sobre NR-1 aborda ampliação de medidas contra estresse, assédio e sobrecarga mental no trabalho

Atualização da NR-1 exige atenção de empresas para riscos psicossociais

A Norma Regulamentadora Nº1 (NR-1), criada em 1978 para estabelecer diretrizes gerais sobre segurança e saúde no trabalho, passará por uma nova atualização a partir de maio deste ano. A mudança, definida na 10ª Reunião Extraordinária da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), inclui a exigência de identificação e gestão de riscos psicossociais, como estresse, assédio e carga mental excessiva, reforçando a responsabilidade das empresas na promoção de um ambiente mais saudável.

Com a revisão do Capítulo 1.5 da norma, os empregadores deverão implementar estratégias para prevenir sobrecarga emocional e relações de trabalho tóxicas. Além disso, será necessário realizar avaliações periódicas para detectar e mitigar fatores que possam gerar assédio e violência no ambiente profissional.

Benefícios para empresas e trabalhadores

Para Vladimir Miná, especialista em direito da Associação Brasileira de Recursos Humanos da Paraíba (ABRH-PB), a atualização da NR-1 traz impactos positivos tanto para os trabalhadores quanto para os empregadores.

Em 2022, mais de 209 mil trabalhadores foram afastados devido a transtornos como depressão e ansiedade

“A inclusão da saúde mental na Segurança do Trabalho é uma demanda cada vez mais urgente. Os transtornos psicológicos já são a segunda maior causa de afastamento do trabalho no Brasil. Com a redução desses riscos, as empresas tendem a observar um aumento na produtividade, menor taxa de absenteísmo, redução de custos com assistência médica e fortalecimento da marca empregadora”, destacou Miná.

Leia Também:  Padre Fábio de Melo Anuncia Pausa na Carreira para Tratar Depressão

Os dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reforçam a importância dessas medidas. Em 2022, mais de 209 mil trabalhadores foram afastados devido a transtornos como depressão e ansiedade. A expectativa é que, com as novas diretrizes da NR-1, esse número diminua progressivamente, promovendo um ambiente corporativo mais equilibrado e seguro.

Debates sobre a implementação da norma

Para aprofundar a discussão sobre os desafios e oportunidades das mudanças na NR-1, a ABRH-PB promoverá um painel exclusivo no dia 12 de fevereiro. O evento contará com a participação de Vladimir Miná e abordará os impactos da regulamentação na gestão de pessoas. Interessados podem se inscrever através do link: Sympla – Painel de Discussão.


Imagem de destaque: Vladmir Miná, divulgação Pauta Comunicação

Redação com informações de Pauta Comunicação

Compartilhar: