Francisco Seráphico toma posse como desembargador do TJPB, com o compromisso de agilizar os processos e contribuir para uma justiça mais eficaz.
O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) empossou, na última terça-feira (22), Francisco Seráphico da Nóbrega Filho como novo desembargador. Nomeado por meio do Ato Governamental nº 2.804/2024, assinado pelo governador João Azevêdo, Seráphico ocupa uma das vagas do Quinto Constitucional do Ministério Público.
A cerimônia de posse ocorreu no plenário do Tribunal e contou com a presença de diversas autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado. Durante uma entrevista ao Sistema Arapuan, o novo desembargador enfatizou sua missão de contribuir com a celeridade processual no TJPB. “A gente traz ao Tribunal a experiência acumulada no Ministério Público, e ao mesmo tempo, vem para aprender. Aprender com os colegas e suas experiências, sempre buscando, por meio do diálogo e do debate de ideias, uma prestação judicial mais eficiente e séria para a sociedade”, declarou.
A nomeação de Seráphico preenche uma das sete novas vagas criadas pela Lei Complementar Estadual nº 193, de 15 de maio de 2024, que aumentou o número de desembargadores do TJPB de 19 para 26.
Discurso de Posse
Em seu discurso, Francisco Seráphico destacou o compromisso com o aprendizado contínuo e o desejo de honrar as tradições do Judiciário. “Assumo este cargo de desembargador com plena consciência da responsabilidade que ele exige. É uma satisfação imensa estar ao lado de meus ilustres pares, homens e mulheres de competência inquestionável, que sempre dignificaram este Tribunal na busca pela justiça e na defesa do direito.”
Natural de Salvador, Bahia, Francisco Seráphico nasceu em 24 de julho de 1979. Ele se formou em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 2002 e obteve o título de mestre em Direitos Humanos pela mesma instituição. Em 2003, ingressou no Ministério Público da Paraíba como promotor de Justiça, alcançando, em 2017, o cargo de procurador-geral de Justiça, função que exerceu por quatro anos.