A Ascensão da “República da Paraíba” em Brasília
Texto baseado em artigo publicado em O Estadão sobre a ‘República da Paraíba’, escrito por Iander Porcella
A Paraíba tem se destacado como um novo centro de poder em Brasília, com paraibanos ocupando posições estratégicas nos três Poderes. Entre eles, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) desponta como favorito à presidência da Câmara dos Deputados em 2024, consolidando ainda mais a influência do Estado na política nacional.
Durante um jantar da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS), essa concentração de poder foi comentada por parlamentares, que destacaram outros paraibanos em cargos importantes que também integram a chamada ” República da Paraíba”:
Vital do Rêgo Filho, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU)
Herman Benjamin, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Daniella Ribeiro (PSD-PB), futura 1ª secretária do Senado, ao lado do irmão e deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), líder da Maioria no Congresso.
Efraim Filho (União Brasil-PB), senador influente e autodenominado “líder informal” do futuro presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
A Nova “República da Paraíba”
O termo “República da Paraíba” evoca a expressão “República de Alagoas”, usada quando Arthur Lira e Renan Calheiros centralizavam poder em Brasília. No entanto, a atuação dos paraibanos parece menos conflituosa e mais focada em cooperação, apesar das divergências nas pautas econômicas.
No jantar, onde pratos sofisticados e vinho chileno acompanharam as conversas, a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chamou atenção. Haddad buscou apoio para o pacote de corte de gastos, enfrentando resistência de parlamentares que priorizam a desoneração da folha de pagamento e o fortalecimento do Simples Nacional.
Um Papel Estratégico
Com a reforma tributária e outras pautas econômicas em destaque no Congresso, o protagonismo paraibano deve crescer ainda mais. A habilidade de articular e evitar disputas acirradas poderá definir o tom da nova “República da Paraíba”, que promete marcar sua presença no cenário político nacional.
Fonte: Texto adaptado de artigo publicado no Estadão em 07/12/24, intitulado “A ascensão da ‘República da Paraíba’ em Brasília”. Veja o original: aqui.
