GeralTelevisão

A era de ouro do Tokusatsu: 10 séries que marcaram a infância nos anos 80 e 90

De Jaspion a Jiraya, relembre os heróis japoneses que dominaram a TV Manchete e criaram uma febre nacional.

Quem teve sua infância nas décadas de 80 e 90, com certeza deve ter acompanhado algumas das muitas séries Tokusatsu que passaram especialmente na extinta TV Manchete. Para quem não conhece, Tokukatsu (特撮) é uma abreviatura de “Tokushu Satsuei” (特殊撮影), ou “filme de efeitos especiais”, envolvendo geralmente super-heróis japoneses.

Hoje em dia, tais efeitos especiais podem parecer “toscos” e forçados, mas para quem fez parte da “geração coca-cola”, esses seriados foram com certeza muito marcantes. Relembre 10 deles que se tornaram clássicos no Brasil.

1. O Fantástico Jaspion

Provavelmente o maior fenômeno, Jaspion abriu as portas para a febre tokusatsu no Brasil. Produzido pela Toei Company e pertencente à franquia dos Metal Heroes, foi exibido aqui a partir de 1988. Embora alguns digam que ele não fez sucesso no Japão, a série teve boa audiência por lá, mas o gênero já não era novidade, ao contrário do Brasil, onde foi algo inovador.

2. Esquadrão Relâmpago Changeman

Uma das séries Super Sentai mais icônicas, Changeman (1985) marcou pela sua trama e pelos heróis. Cinco integrantes dos Defensores da Terra ganham poderes de animais lendários (Dragão, Grifo, Pégaso, Sereia e Fênix) para lutar contra o Império Galáctico de Gôzma, liderado pelo terrível Senhor Bazoo.

3. Comando Estelar Flashman

Sucessor direto de Changeman, Flashman (1986) foi outro sucesso estrondoso. A série contava a história de cinco jovens raptados da Terra quando crianças e treinados no Planeta Flash. Vinte anos depois, eles retornam ao planeta natal para defendê-lo da invasão do Cruzador Imperial Mess e do Doutor Keflen.

4. Black Kamen Rider

Com uma temática adulta e dramática, Kamen Rider Black (1987) foi um ponto fora da curva. A história do protagonista Issamu Minami, sequestrado pela seita Gorgom para se tornar o vindouro Imperador Secular, conquistou o público. Foi a primeira série da franquia a ser transmitida no Brasil (1991) e é, até hoje, considerada uma das melhores produções do gênero.

5. Cybercop, Os Policiais do Futuro

Produzida pelos estúdios Toho, Cybercop (1988) foi outro favorito da audiência da Manchete. O grupo de policiais de elite com armaduras tecnológicas combatia a organização criminosa Destrap. O sucesso foi tanto que, em 1994, foi criado o Circo Show dos Cybercops no Brasil, com atores brasileiros usando as armaduras originais.

6. Jiban – O Policial de Aço

Inspirado diretamente no filme norte-americano Robocop, Jiban (1989) contava a história do policial Naoto Tamura. Ele sacrifica sua vida para derrotar um monstro da organização Biolon e renasce como o Policial de Aço Jiban, combatendo o grupo maligno liderado pelo Doutor Jean Marrie.

7. Jiraya, o Incrível Ninja

Quebrando o padrão dos Metal Heroes, Jiraya (1988) introduziu um herói sem superpoderes, focado na tradição japonesa dos ninjas. A série acompanhava a luta de Toha Yamaji (Jiraya) para proteger a inscrição Pako, que continha o segredo para uma arma poderosa, da cobiça da Família de Feiticeiros.

8. Ultraman

Um verdadeiro clássico, Ultraman (1966) foi o segundo seriado em cores da TV japonesa e gerou uma franquia que dura até hoje. No Brasil, passou por diversas emissoras. A história do oficial Shin Hayata, da Patrulha Científica, que se funde a um alienígena da Galáxia M-78 e usa a Cápsula Beta para se transformar no herói gigante, é um pilar do gênero.

9. Maskman, Defensores da Luz

Outro Super Sentai de sucesso, Maskman (1987) foi exibido no Brasil a partir de 1991. A trama girava em torno de Sanjuurou Sugata, um estudioso dos poderes da mente (a “energia aura”) que reúne cinco jovens, especialistas em artes marciais, para lutar contra o Império Subterrâneo Tube, que queria transformar a Terra em um planeta frio e sombrio.

10. Sharivan, o Guardião do Espaço

Continuação direta de Gavan (que não passou no Brasil na época), Sharivan (1983) foi exibido aqui pela Rede Bandeirantes em 1990. Den Iga assume o posto de Detetive Espacial na Terra para combater a Sociedade Secreta MAD, liderada pelo temível Maoh Saiki (Maoh Psycho).

Apesar dos efeitos especiais que hoje parecem datados, o que fica na memória são os ensinamentos que cada episódio passava: lições de companheirismo e a certeza de que o bem sempre se sobrepõe ao mal. Talvez essa tenha sido a fórmula do sucesso que hoje nos remete a tanta nostalgia.

Da redação do Movimento PB

[MNG-OOG-21102025-1510-9E1D7C3-V018]