Arqueólogos afirmam ter encontrado local de sepultamento de Jesus com pistas da Bíblia


Escavações continuam em um dos locais mais sagrados do Cristianismo

Arqueólogos acreditam ter descoberto evidências que corroboram o relato bíblico sobre a crucificação e o sepultamento de Jesus Cristo.

A vida e a morte de Jesus de Nazaré, ocorridas há mais de 2.000 anos, continuam a despertar interesse e devoção entre milhões de cristãos em todo o mundo. Ao longo dos anos, muitos debates surgiram sobre o local exato de seu sepultamento, mas uma equipe de pesquisadores de uma universidade italiana acredita ter encontrado provas concretas.

O que levou a essa possível descoberta foi a identificação de plantas fossilizadas.

Segundo os relatos bíblicos, Jesus foi crucificado próximo ao local onde hoje está a Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, e sepultado nas proximidades. O Evangelho de João (19:41) menciona:

“No lugar onde foi crucificado havia um jardim, e no jardim um sepulcro novo, onde ninguém havia sido posto ainda. Ali puseram Jesus.”

Pesquisadores da Universidade Sapienza de Roma descobriram vestígios de oliveiras e videiras datadas de aproximadamente dois mil anos, o que coincide com a referência ao “jardim” na passagem bíblica.

“A descoberta arqueobotânica tem sido especialmente interessante para nós”, afirmou a arqueóloga Francesca Romana Stasolla em entrevista ao Times of Israel. “O Evangelho menciona uma área verde entre o Calvário e o túmulo, e conseguimos identificar esses campos cultivados.”

Apesar da relevância histórica e religiosa do achado, Stasolla ressalta que é importante separar história e fé.

Leia Também:  Se Confirmadas, as "Novas" Estruturas Sob Gizé Podem Virar a História de Cabeça pra Baixo

“O verdadeiro tesouro que estamos revelando é a história das pessoas que fizeram deste lugar o que ele é ao expressarem sua fé aqui”, destacou. “Independentemente de alguém acreditar ou não na historicidade do Santo Sepulcro, o fato de gerações de fiéis terem acreditado é um dado objetivo. A história deste local é a história de Jerusalém.”

As escavações foram temporariamente suspensas para permitir as celebrações da Páscoa na região, mas a equipe pretende retomar os trabalhos em breve, buscando aprender ainda mais sobre a história antiga da cidade.

Artigo traduzido e adaptado pela nossa redação. Artigo original: https://nypost.com/2025/04/01/lifestyle/jesus-burial-spot-yields-new-biblical-clues-about-his-death-and-resurrection-scientists-say/

Compartilhar: