Pesquisadores na China observam a superfluidez contracorrente em experimentos de simulação quântica com átomos ultracold.
(ECNS) — Pesquisadores chineses observaram um novo estado quântico da matéria, conhecido como superfluidez contracorrente, em experimentos de simulação quântica com átomos ultracold, conforme anunciado pela Universidade de Ciência e Tecnologia da China na última quinta-feira.
Durante o experimento, a equipe de pesquisa conseguiu observar a superfluidez contracorrente através do controle preciso de um microscópio de gás quântico recém-desenvolvido.
Esta pesquisa demonstra que o método de simulação quântica com átomos ultracold oferece uma vasta gama de técnicas de controle e observação quântica para explorar novas formas de matéria, tornando-se uma ferramenta essencial para estudar os mecanismos físicos microscópicos dos estados quânticos de muitos corpos fortemente correlacionados.
Na década de 1930, os físicos descobriram a superfluidez no hélio líquido, um marco importante no avanço da pesquisa fundamental em física quântica. Essa descoberta impulsionou o desenvolvimento de tecnologias de baixa temperatura, como o resfriamento a laser e a refrigeração por diluição, que se tornaram ferramentas cruciais na simulação quântica, computação quântica e áreas correlatas.
Essa descoberta, intitulada “Superfluidez contracorrente em um isolador de Mott de dois componentes”, foi publicada na conceituada revista acadêmica internacional Nature Physics na quarta-feira.
Os revisores elogiaram o trabalho, descrevendo-o como uma “realização excepcional no campo da simulação quântica.”
Fonte Original:Texto adaptado de “Chinese scholars discover novel quantum state of matter” por Ecns.cn.