Médicos chineses transplantam fígado de porco geneticamente modificado em paciente em morte cerebral.
(ECNS) — Médicos na China realizaram um marco na medicina ao transplantar, pela primeira vez no mundo, um fígado de porco geneticamente modificado em um paciente em morte cerebral.
Até agora, os sinais vitais do paciente, incluindo a circulação, estão estáveis, e a função hepática, juntamente com outros indicadores importantes, está se estabilizando, sinalizando que a cirurgia foi bem-sucedida.
A operação foi conduzida por Dou Kefeng, acadêmico da Academia Chinesa de Ciências, e por uma equipe de diversos pesquisadores médicos do Hospital Xijing da Universidade Médica Militar da Força Aérea, no dia 7 de janeiro de 2025.
Essa cirurgia, que durou mais de 10 horas, é um grande avanço na xenotransplantação, oferecendo uma nova esperança para pacientes com falência hepática.
O procedimento foi cuidadosamente planejado e aprovado por diversos comitês acadêmicos e de ética, seguindo rigorosamente as normas internacionais.
O fígado de porco modificado geneticamente foi fornecido por uma empresa de biotecnologia em Chengdu, capital da província de Sichuan, na China. Anteriormente, esse tipo de porco foi utilizado apenas em transplantes de fígado de porco para macaco e em estudos subclínicos de transplantes de rim de porco para humano, confirmando sua segurança e eficácia.
Estatísticas mostram que a China tem cerca de 400 milhões de pacientes com doenças hepáticas, incluindo mais de 7 milhões com cirrose. Anualmente, surgem entre 300 mil e 500 mil novos casos de falência hepática. O transplante de fígado continua sendo a única solução definitiva para esse problema.
Fonte Original:Texto traduzido e adaptado de “Chinese surgeons transplant world’s first full pig liver into human” por Ecns.cn.