Compositora paraibana Cátia de França celebra 50 anos de trajetória

Renascida como uma fênix, com o coração tranquilo de uma menina, a compositora paraibana Cátia de França comemora seus 50 anos de carreira. Aos 77 anos, lança seu sétimo disco, intitulado “No Rastro da Catarina”, com 12 faixas que demonstram toda a sua vitalidade e capacidade criativa.

Em cada composição, escrita à mão e a lápis, Cátia de França percorre sua própria história, cantando sobre o retorno após momentos difíceis, declamando poemas de amor e refletindo sobre sua própria experiência de vida, incluindo a jornada pelos cabelos brancos.

Nascida durante o Carnaval de Zé Pereira, em João Pessoa, em 1947, Cátia de França cresceu imersa na música de Nelson Gonçalves, Núbia Lafayette, Jorge Ben e Tim Maia. Sua influência abrange artistas de diversas gerações, e sua história musical se entrelaça com a de nomes como Zé Ramalho, Dominguinhos, Sivuca, Elba Ramalho, Lulu Santos, Chico César e Bezerra da Silva.

Além de ser uma exímia multi-instrumentista, tocando piano, violão, sanfona, flauta e percussão, Cátia de França é também uma mestra das palavras. Em seus primeiros passos na carreira, em 1979, ela utilizou seu talento para musicar poemas do renomado escritor pernambucano João Cabral de Melo Neto.

Atualmente residindo em São Pedro da Serra, na região serrana do Rio de Janeiro, a artista continua a criar músicas com sensibilidade, sabedoria e irreverência. Em turnê pelo país com o show do seu novo álbum “No Rastro da Catarina”, ela celebra junto ao público meio século de contribuição para a música brasileira.

Fonte: Redação com Agência Brasil

Compartilhar: