Copa 2026: Brasil no Grupo C; Mundial terá 48 times e novo formato

O palco da Copa do Mundo de 2026 começa a tomar forma. Em um sorteio histórico realizado em Washington, a FIFA revelou os 12 grupos do torneio que, pela primeira vez, contará com 48 seleções. O Brasil, um dos cabeças de chave, foi alocado no Grupo C, onde enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia, prometendo um início de caminhada com adversários de estilos variados.
Abertura e a caminhada da Seleção
A estreia da Seleção Canarinho está marcada para o dia 13 de junho, um sábado, contra a equipe de Marrocos. Na sequência, o desafio será contra o Haiti, em 19 de junho, uma sexta-feira, seguido pelo confronto com a Escócia, em 24 de junho, uma quarta-feira. Os jogos do Brasil na fase de grupos serão disputados em cidades da região Leste dos Estados Unidos, com possibilidades que incluem Atlanta, Boston, Miami, Nova York/Nova Jersey e Filadélfia.
A grande abertura do Mundial ocorrerá em 11 de junho, com o duelo entre México e África do Sul no icônico Estádio Azteca, na Cidade do México, repetindo o confronto inaugural da Copa de 2010. A finalíssima está agendada para 19 de julho, no Estádio MetLife, em New Jersey, próximo a Nova York.
Todos os grupos da Copa do Mundo 2026
- GRUPO A: México, África do Sul, Coreia do Sul e uma seleção da Repescagem Europa D;
- GRUPO B: Canadá, uma seleção da Repescagem Europa A, Catar e Suíça;
- GRUPO C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia;
- GRUPO D: Estados Unidos, Paraguai, Austrália e uma seleção da Repescagem Europa C;
- GRUPO E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador;
- GRUPO F: Holanda, Japão, uma seleção da Repescagem Europa B e Tunísia;
- GRUPO G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia;
- GRUPO H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai;
- GRUPO I: França, Senegal, uma seleção da Repescagem Intercontinental 2 e Noruega;
- GRUPO J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia;
- GRUPO K: Portugal, uma seleção da Repescagem Intercontinental 1, Uzbequistão e Colômbia;
- GRUPO L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá.
O formato inédito: mais times, mais jogos
Com 48 participantes, a Copa de 2026, sediada por Estados Unidos, Canadá e México, adota um formato de 12 grupos com quatro seleções cada. A fase de mata-mata será robusta: os dois primeiros colocados de cada chave avançam, somados aos oito melhores terceiros lugares. Isso garante uma competição mais longa e com mais equipes lutando por uma vaga nas fases decisivas.
A FIFA informou que a tabela completa, com horários e locais exatos de cada partida, será divulgada neste sábado, após uma transmissão ao vivo com ex-jogadores e especialistas. A logística para conciliar fusos horários e oferecer a melhor experiência a torcedores e equipes é um dos desafios.
Os bastidores do sorteio
O sorteio dividiu as 48 seleções em quatro potes de 12. Os três países-sede (México, Canadá e EUA) já tinham seus grupos definidos como cabeças de chave. As demais vagas do Pote 1 foram preenchidas pelas nove melhores equipes do ranking da FIFA, critério que também balizou a formação dos Potes 2, 3 e 4. Uma regra importante foi a restrição de apenas uma seleção por confederação por grupo, exceto a UEFA, que pôde ter até duas equipes em cada chave. Os quatro times de maior ranking (Espanha, Argentina, França e Inglaterra) foram estrategicamente alocados em lados opostos da tabela para um possível encontro apenas nas fases finais.
A Copa do Mundo de 2026 terá um total de 104 jogos, com o mata-mata iniciando em 28 de junho e a grande final em 19 de julho.
Da redação do Movimento PB.
