A Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) informou, nesta quinta-feira (31), que o abastecimento de água foi interrompido em toda Cabedelo, Conde e em 80% de João Pessoa após o furto de cabos de cobre da Estação Elevatória de Água Bruta de Gramame. Estima-se que o problema tenha afetado cerca de 760 mil pessoas, de acordo com uma projeção baseada no Censo de 2022 do IBGE.
Segundo o levantamento, 80% da população de João Pessoa corresponde a 667.145 habitantes, enquanto Cabedelo tem 66.519 e Conde, 27.605, totalizando aproximadamente 761.270 pessoas impactadas, o que representa 19,15% da população do estado.
O furto foi realizado por um grupo de oito a dez criminosos que, com o auxílio de um caminhão, renderam a equipe de manutenção da estação e roubaram os cabos de cobre, que possuem alto valor no mercado clandestino. Wallace Oliveira, gerente regional da Cagepa no litoral paraibano, afirmou que equipes técnicas já estão trabalhando para restabelecer o fornecimento de água, mas o abastecimento não deve ser normalizado antes de sexta-feira (1º).
A Cagepa recomenda que a população economize água até que o serviço seja restabelecido.
Texto adaptado de G1 e revisado pela nossa redação.