O CNS Fujian, terceiro porta-aviões da China, começou seu primeiro teste no mar em 1º de maio de 2024.
O anúncio foi feito pela Marinha do Exército de Libertação Popular (ELP), que não forneceu detalhes sobre o cronograma ou local planejado do teste.
A embarcação colossal partiu por volta das 8h, e o teste tem como objetivo verificar a confiabilidade e estabilidade dos sistemas de propulsão e energia elétrica do porta-aviões.
Após sua conclusão, o gigantesco navio deslocará mais de 80.000 toneladas de água, tornando-se o maior e mais poderoso navio de guerra já construído por uma nação asiática e o maior porta-aviões não americano do mundo.
Atualmente, a Marinha opera dois porta-aviões: o CNS Liaoning e o CNS Shandong. Ambos têm um deslocamento padrão de cerca de 50.000 toneladas e um sistema de propulsão convencional.
Comparado com seus dois predecessores, o Fujian é muito maior e mais pesado, com um convés de voo maior e uma superestrutura menor.
Os testes de mar são uma etapa crucial antes do início do serviço operacional. O Liaoning passou por 10 testes de mar antes de entrar em serviço, e o Shandong realizou nove antes de sua comissionamento.
Fonte: traduzido do original em inglês do ECNS.CN