Perigo para São Paulo e região: fontes radioativas são roubadas na cidade e Comissão Nacional de Energia Nuclear emite alerta
Quais os riscos para a saúde se o conteúdo for aberto?
A nota em bem clara em esclarecer que os materiais estão isolados em embalagens de chumbo e é esperado que os ladrões não tentem abrir o material — que é um isótopo de interesse medicinal, apenas.
Segundo o radiofarmaceutico Bruno Brum, o maior perigo para a sociedade seria com os elementos vazando, causando contaminação ambiental e levando a exposição acidental e inadvertida de pessoas.
“A pessoa, dependendo de alguns fatores, como distância, blindagem, e tempo de exposição, poderá desenvolver a síndrome aguda da radiação caso tenha uma exposição a uma dose de aproximadamente 1 Sv num curto espaço de tempo”, diz Brum. “Essa síndrome tem como náuseas e vômitos, queimaduras na pele, e queda de cabelo como sintomas, podendo levar a morte caso não seja tratada com urgência”, alerta o profissional da área.
Brum também reforça o procedimento a se fazer caso saiba ou encontre os materiais: “Antes de tudo, permanecer calmo e acionar a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) através dos números (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763, ou a polícia militar ou civil”.
De acordo com o órgão federal, foram roubados “um gerador de 68Ge/68Ga e 4 unidades de blindagens de geradores de 99Mo/99mTc exauridos”. O gálio é um metal utilizado na medicina nuclear em geradores que servem para diversos exames.
Segundo o G1, o caminhão que continha o material foi roubado no Jardim Bandeirante, na Zona Leste de São Paulo, entre sábado e domingo (29 e 30 de junho, respectivamente).
ATUALIZAÇÃO: Um dos cinco galões roubados foi localizado na tarde desta sexta-feira (5). Ele estava em um desmanche de veículos roubados no Jardim Marilu, na mesma região da cidade onde o veículo que o transportava foi roubado.

O galão azul que estava no terreno estava aberto. A tampa estava no mesmo terreno, no entanto.
O 49º Distrito Policial (DP), de São Mateus, também na Zona Leste, ainda procura pelos outros itens que foram roubados.
Descubra mais sobre Movimento PB
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.