Radares de Velocidade Média Começam a Ser Testados no Brasil e Podem Transformar o Trânsito

Aparelhos instalados em caráter experimental prometem mais segurança e mudanças no comportamento dos motoristas.

Os radares de velocidade média, tecnologia já utilizada com sucesso em países como a Itália e a Holanda, começaram a ser testados no Brasil. Em fase experimental, esses dispositivos têm como objetivo principal aumentar a segurança nas rodovias e reduzir acidentes. Embora ainda não estejam aplicando multas, especialistas apontam para seu potencial de revolucionar a fiscalização e o comportamento dos motoristas.

Como funciona o radar de velocidade média?

Diferente dos radares convencionais, que medem a velocidade instantânea de um veículo em um ponto específico, os radares de velocidade média registram o tempo gasto para percorrer um trecho entre dois dispositivos instalados na via. A partir desses dados, a velocidade média é calculada pela fórmula básica da física: Vm = ΔS/Δt, ou seja, a distância percorrida (ΔS) dividida pelo tempo gasto (Δt).

Se a velocidade média do veículo ultrapassar o limite permitido, o condutor poderá ser autuado. No entanto, a regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Resolução nº 798, exige que diversos critérios sejam atendidos para validar uma infração. Entre os requisitos estão a captura da imagem da placa, a velocidade medida e considerada (após aplicação da margem de erro), além de informações detalhadas sobre o local e o equipamento utilizado.

Os aparelhos, que precisam ser homologados e passar por inspeções anuais do Inmetro, ainda não aplicam multas no Brasil, pois estão em fase de avaliação.

Primeiro teste em Uberaba (MG)

O primeiro radar de velocidade média em território brasileiro foi instalado na BR-050, em Uberaba (MG). Apesar de vídeos nas redes sociais sugerirem que multas já estão sendo emitidas, o Ministério dos Transportes desmentiu essa informação. Por enquanto, os testes visam apenas avaliar o desempenho dos equipamentos.

Impacto positivo no exterior

Estudos internacionais indicam a eficácia dessa tecnologia na redução de acidentes. Na Holanda, por exemplo, a adoção dos radares de velocidade média resultou em uma queda de 19% nos índices de acidentes. A lógica é simples: ao monitorar todo um trecho de estrada, a fiscalização incentiva os motoristas a manter uma velocidade constante e dentro do limite permitido, em vez de desacelerar apenas próximo aos radares fixos.

Um cenário preocupante no Brasil

No Brasil, a implementação desses radares ocorre em meio a um cenário preocupante. Segundo dados do Infosiga, sete pessoas morrem diariamente em acidentes rodoviários no Estado de São Paulo. Entre janeiro e outubro de 2024, milhares de vidas foram perdidas em acidentes que poderiam ser evitados com maior fiscalização e conscientização.

O futuro da fiscalização no trânsito

Embora ainda não exista uma data para que os radares de velocidade média comecem a aplicar multas, especialistas acreditam que sua implementação definitiva seja uma questão de tempo. Com resultados positivos no exterior e a necessidade urgente de melhorar a segurança viária no Brasil, essa tecnologia pode marcar um divisor de águas no combate à imprudência nas estradas.

Mudança no comportamento dos motoristas

Com os radares de velocidade média, estratégias como reduzir a velocidade apenas próximo aos radares convencionais tornam-se obsoletas. Para evitar futuras autuações, os motoristas terão que adotar uma direção mais consistente e respeitar os limites de velocidade ao longo de todo o trajeto.

Mais do que fiscalizar, a introdução dessa tecnologia busca salvar vidas e tornar as estradas brasileiras mais seguras. A conscientização dos motoristas será essencial para que essa mudança alcance resultados significativos.

Texto adaptado de [Fonte] e revisado pela nossa redação.

Compartilhar: