Trump ‘chuta’ Bolsonaro por vê-lo como ‘perdedor preso’, diz ex-embaixador

Bolsonaro ‘perdedor’ aos olhos de Trump
Donald Trump teria se afastado de Jair Bolsonaro após a condenação e prisão do ex-presidente brasileiro. A avaliação é de John Feeley, ex-embaixador dos EUA no Panamá e especialista em América Latina. Em entrevista à BBC News Brasil, Feeley afirmou que Trump não tolera ‘perdedores’.
“Assim que Bolsonaro foi condenado e preso, Donald Trump o viu como um perdedor”, disse Feeley. O ex-embaixador também ressaltou a imprevisibilidade de Trump, descrevendo-o como ‘narcisista’, o que dificulta negociações.
Lula ‘teve sorte’, diz diplomata
Feeley sugere que a reversão de sanções e tarifas impostas ao Brasil por Trump pode ter sido resultado de sorte do governo Lula. Em julho, os EUA haviam tarifado produtos agrícolas brasileiros em 40% e incluíram o ministro do STF, Alexandre de Moraes, em sua lista de sanções.
No entanto, em novembro, Trump suspendeu as tarifas e retirou Moraes da lista. Feeley atribui a imposição inicial das sanções ao lobby de Eduardo Bolsonaro em Washington.
Venezuela: Bloqueio ‘total’ é mais eficaz
O ex-embaixador também comentou sobre o bloqueio ‘total’ dos EUA a navios-petroleiros que entram ou saem da Venezuela. Segundo ele, a medida é mais eficaz para atingir o governo de Nicolás Maduro do que as operações anteriores contra embarcações suspeitas de narcotráfico.
Feeley ressalva que, embora o bloqueio possa ter efeitos colaterais na população, a principal causa da miséria venezuelana é o ‘desastroso modelo econômico de Nicolás Maduro’.
Da redação do Movimento PB.
