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China quer dominar o comércio mundial e tem um plano em andamento: levar o mar para suas cidades do interior

A China segue apostando em megaempreendimentos para fortalecer sua posição no comércio global. Diferente das nações do Golfo, que se destacam pela construção de arranha-céus, os projetos chineses priorizam obras que integram e potencializam o território. Um exemplo disso é o Canal de Pinglu, um dos maiores projetos de infraestrutura em execução no país, que visa levar o mar até cidades do interior como parte de sua estratégia de domínio comercial mundial.

O ambicioso Canal de Pinglu

Localizado na região de Guangxi, o Canal de Pinglu começou a ser construído em 2023 após anos de planejamento detalhado. A obra ligará o rio Yu, no interior, ao Golfo de Tonquim, no disputado e estratégico mar do Sul da China. Com 134 quilômetros de extensão, o canal promete reduzir em 560 quilômetros o trajeto atual feito por rodovias, gerando ganhos logísticos expressivos no transporte de mercadorias.

O projeto, orçado em cerca de 58,8 bilhões de reais, representa o primeiro grande canal construído na China desde a fundação da República Popular. Sua importância estratégica é tamanha que se espera movimentar navios de até 5.000 toneladas de peso morto, com 90 metros de comprimento e quase 16 metros de largura, ampliando significativamente a capacidade de escoamento de produtos rumo ao comércio exterior.

Parte de um plano maior

O canal integra um conjunto de ações que buscam posicionar a China como potência central do comércio global. Ao criar novas rotas internas conectadas ao mar, o país reforça sua capacidade de driblar gargalos logísticos e aumentar a competitividade frente a rivais internacionais. Além disso, ao abrir caminhos por regiões antes isoladas, o governo promove o desenvolvimento econômico do interior e consolida sua presença em áreas estratégicas.

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Previsão de conclusão e impacto esperado

A previsão é que o Canal de Pinglu comece a operar em dezembro de 2026. Quando concluído, o projeto deverá transformar a dinâmica do transporte de cargas no sul da China, além de fortalecer o país em sua meta de liderança comercial global. Especialistas destacam que obras como essa reforçam a ambição chinesa de moldar as rotas do comércio mundial sob sua influência direta.

Adaptado de Terra.

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