Internacional

Deputada Anna Paulina Luna relata experiência com OVNI na Força Aérea dos EUA

Em podcast com Joe Rogan, a congressista revelou ter presenciado um fenômeno aéreo anômalo durante seu serviço militar, reacendendo o debate sobre a transparência do governo americano

A deputada federal Anna Paulina Luna, representante da Flórida, relatou uma experiência com um fenômeno aéreo não identificado (UAP, na sigla em inglês), termo preferido pelo governo para se referir a OVNIs, durante seu serviço na Força Aérea. A revelação foi feita em uma entrevista no popular podcast “Joe Rogan Experience”, o que trouxe o tema da ufologia de volta para o centro das discussões políticas nos Estados Unidos, especialmente sobre transparência do governo e segurança nacional.

Luna, que é uma das vozes mais ativas no Congresso americano a favor da divulgação de informações sobre OVNIs, contou que o incidente ocorreu enquanto ela trabalhava como gerente de campo de aviação na Guarda Aérea Nacional de Portland. Ela presenciou uma incursão no espaço aéreo, mas, ao tentar obter mais informações de um piloto, foi instruída de que não tinha permissão para falar sobre o assunto. O piloto, segundo ela, agiu como se temesse ser afastado do serviço de voo, o que a fez acreditar que se tratava de um UAP, algo que “superou” a capacidade de desempenho da aeronave militar.

O episódio, segundo a deputada, reforçou sua convicção de que há “coisas lá fora que não foram criadas pela humanidade”. Essa crença a levou a liderar um comitê na Câmara, o “House Oversight Committee on ‘disclosure'”, que se dedica a exigir maior transparência do governo em relação a fenômenos aéreos anômalos. A iniciativa surgiu após pilotos da Base Aérea de Eglin acusarem a Força Aérea de acobertar incidentes envolvendo UAPs. O painel de Luna já investigou o assunto e indicou que existe uma tecnologia que “rivalizaria com o que conhecemos atualmente da física” e que os EUA não têm a capacidade de reproduzir.

Apesar das alegações de Luna e das teorias que circulam, o Departamento de Defesa dos EUA, por meio de seu Escritório de Resolução de Anomalias de Todos os Domínios (AARO), declarou em um relatório de junho de 2024 que não encontrou “evidências de seres, atividades ou tecnologia extraterrestres”. O contraste entre as experiências pessoais de Luna e a posição oficial do governo destaca a complexidade do tema e a persistente desconfiança pública em relação à falta de informações claras. A deputada, no entanto, garantiu que seu comitê continuará as investigações, mantendo o tema como pauta central em sua agenda política e alimentando o debate sobre o que, de fato, o governo americano sabe e o que está disposto a revelar ao público.

Traduzido e adaptado de Newsweek

Redação do Movimento PB GME-GOO-14082025-E6A1B9-25F

Compartilhar: