Internacional

Elon Musk lança ‘Grokipedia’, enciclopédia de IA para combater Wikipedia ‘woke’

Bilionário acusa plataforma de ser enviesada e promete “dez vezes mais verdade” com chatbot Grok; concorrente tem 800 mil artigos contra 8 milhões.

A xAI, nova empresa de inteligência artificial de Elon Musk, anunciou nesta semana o lançamento da Grokipedia, uma plataforma que visa se tornar uma enciclopédia digital para competir diretamente com a Wikipedia. O bilionário acusa a enciclopédia tradicional de ser “woke” (termo usado pela direita para criticar o progressismo) e enviesada.

A crítica de Musk não é nova. Em janeiro, o empresário criticou duramente a Wikipedia por uma publicação que alegava que ele havia levantado o braço direito rigidamente, semelhante a uma saudação nazista, durante um discurso em homenagem à posse de Donald Trump. A imagem viralizou e foi usada pela esquerda para acusá-lo de apoio ao nazismo.

Ao comentar o lançamento no X (antigo Twitter) nesta segunda-feira (27), Musk afirmou que a Grokipedia terá “dez vezes mais verdade” que a concorrente. “O objetivo de Grok e Grokipedia.com é a verdade, toda a verdade e nada além da verdade. Nunca seremos perfeitos, mas nos esforçaremos para alcançá-la”, disse.

Geração humana vs. IA

As informações publicadas na nova plataforma são inteiramente produzidas pelo Grok, o chatbot de Inteligência Artificial da xAI. Por enquanto, a Grokipedia contabiliza pouco mais de 800 mil artigos gerados por IA, em comparação com os quase oito milhões de artigos escritos por colaboradores humanos na Wikipédia, lançada em 2001.

O cofundador da Wikipedia, Jimmy Wales, afirmou em entrevista recente que não acredita que a IA irá substituir a precisão do site. Wales lidera atualmente um grupo de trabalho interno focado em aperfeiçoar a plataforma para ser mais “neutra”, a fim de atrair pesquisadores acadêmicos e outros usuários da ferramenta.

Da redação, com informações de [Gazeta do Povo] [MNG-OOG-29102025-2143-B7C2D9E-V018]