Encontro de Xi Jinping com Jack Ma Pode Sinalizar Mudanças no Cenário Econômico da China

O encontro entre Xi Jinping e empresários do setor tecnológico, incluindo Jack Ma, sugere uma reaproximação entre o governo chinês e o setor privado.

O presidente chinês Xi Jinping participou, na segunda-feira, 17, de um evento significativo com a elite empresarial da tecnologia do país, o que foi recebido com entusiasmo por analistas e pela comunidade internacional. Este foi o primeiro grande encontro de Xi com líderes do setor desde que a China intensificou seu controle regulatório sobre essas empresas após a crise financeira pós-Covid em 2020.

A presença de Jack Ma, fundador da Alibaba, que havia sumido do cenário público devido a desentendimentos com o governo, foi especialmente notada. Este encontro é interpretado como um sinal de reaproximação entre o governo chinês e o setor privado, em um contexto de tensões crescentes com os Estados Unidos, especialmente com as novas tarifas impostas pelo presidente Donald Trump. Além disso, a economia chinesa enfrenta uma desaceleração, o que torna imperativo buscar novos modelos de crescimento.

O momento também é oportuno após o lançamento do DeepSeek, uma nova e acessível ferramenta de inteligência artificial chinesa que tem desafiado a liderança global no campo da tecnologia.

“Há um entendimento tácito de que o governo chinês precisa das empresas privadas para competir com os Estados Unidos, e não tem outra opção além de apoiá-las se quiser ter sucesso nessa competição”, comentou Christopher Beddor, vice-diretor de pesquisa sobre a China na Gavekal Dragonomics, à Reuters.

Leia Também:  Alemanha se Prepara para a Guerra? População Recebe Novas Orientações de Sobrevivência

Além de Jack Ma, o encontro contou com a participação de CEOs da Huawei, BYD e Xiaomi, entre outros. Em seu discurso, Xi Jinping destacou o papel das empresas privadas no processo de reforma e abertura do país, sublinhando a importância e o peso do setor privado na economia chinesa, conforme reportado pela agência estatal Xinhua.

Jack Ma, que também é dono do Ant Group, havia se afastado dos holofotes desde que o governo chinês cancelou o IPO do Ant Group em 2020, após críticas de Ma à burocracia chinesa. Esse evento marcou o início de uma série de medidas regulatórias rigorosas contra as empresas privadas, forçando mudanças estruturais, como a transformação do Ant Group de uma empresa de tecnologia de pagamentos em um banco, sujeito às regulamentações financeiras.

Texto adaptado de VEJA e revisado pela nossa redação.

Compartilhar: