Internacional

Encontro de Xi Jinping com Jack Ma Pode Sinalizar Mudanças no Cenário Econômico da China

Encontro de Xi Jinping com Jack Ma Pode Sinalizar Mudanças no Cenário Econômico da China

O encontro entre Xi Jinping e empresários do setor tecnológico, incluindo Jack Ma, sugere uma reaproximação entre o governo chinês e o setor privado.

O presidente chinês Xi Jinping participou, na segunda-feira, 17, de um evento significativo com a elite empresarial da tecnologia do país, o que foi recebido com entusiasmo por analistas e pela comunidade internacional. Este foi o primeiro grande encontro de Xi com líderes do setor desde que a China intensificou seu controle regulatório sobre essas empresas após a crise financeira pós-Covid em 2020.

A presença de Jack Ma, fundador da Alibaba, que havia sumido do cenário público devido a desentendimentos com o governo, foi especialmente notada. Este encontro é interpretado como um sinal de reaproximação entre o governo chinês e o setor privado, em um contexto de tensões crescentes com os Estados Unidos, especialmente com as novas tarifas impostas pelo presidente Donald Trump. Além disso, a economia chinesa enfrenta uma desaceleração, o que torna imperativo buscar novos modelos de crescimento.

O momento também é oportuno após o lançamento do DeepSeek, uma nova e acessível ferramenta de inteligência artificial chinesa que tem desafiado a liderança global no campo da tecnologia.

“Há um entendimento tácito de que o governo chinês precisa das empresas privadas para competir com os Estados Unidos, e não tem outra opção além de apoiá-las se quiser ter sucesso nessa competição”, comentou Christopher Beddor, vice-diretor de pesquisa sobre a China na Gavekal Dragonomics, à Reuters.

Além de Jack Ma, o encontro contou com a participação de CEOs da Huawei, BYD e Xiaomi, entre outros. Em seu discurso, Xi Jinping destacou o papel das empresas privadas no processo de reforma e abertura do país, sublinhando a importância e o peso do setor privado na economia chinesa, conforme reportado pela agência estatal Xinhua.

Jack Ma, que também é dono do Ant Group, havia se afastado dos holofotes desde que o governo chinês cancelou o IPO do Ant Group em 2020, após críticas de Ma à burocracia chinesa. Esse evento marcou o início de uma série de medidas regulatórias rigorosas contra as empresas privadas, forçando mudanças estruturais, como a transformação do Ant Group de uma empresa de tecnologia de pagamentos em um banco, sujeito às regulamentações financeiras.

Texto adaptado de VEJA e revisado pela nossa redação.