Livro didático na Alemanha retrata criança brasileira de forma estereotipada e gera indignação

Material escolar descreve menino do Rio de Janeiro como alguém que não estuda e busca comida no lixo, provocando reações e caso de bullying

Um livro didático utilizado em escolas da Alemanha tem gerado polêmica ao apresentar uma visão distorcida do Brasil. O material, intitulado ABC der Tiere, da editora Mildenberger Verlag, descreve um menino chamado Marco, que vive no Rio de Janeiro, como alguém que “não vai à escola, busca restos de comida no lixo de manhã e quer ser jogador de futebol”. A passagem reforça um estereótipo negativo do país e causou revolta entre brasileiros que vivem na Alemanha.

A representação no livro resultou em um caso de bullying contra uma criança brasileira, conforme denunciado por sua mãe em um grupo de redes sociais. Colegas de classe teriam ironizado o aluno após terem contato com o conteúdo do material didático. O episódio levantou questionamentos sobre a responsabilidade das editoras e escolas na escolha dos livros utilizados no ensino.

Trecho descreve um menino, que vive no Brasil, no Rio de Janeiro, afirmando que ele “não vai à escola, busca restos de comida no lixo de manhã e quer ser jogador de futebol”. — Foto: Reprodução

Diante da repercussão, a Embaixada do Brasil em Berlim se manifestou, repudiando a abordagem do livro e classificando-a como “insensível e pouco informada”. A instituição lamentou que uma obra voltada para crianças perpetue uma visão distorcida do Brasil, contribuindo para a disseminação de estereótipos prejudiciais.

A mobilização contra o livro ganhou força entre grupos de brasileiros na Alemanha, que passaram a pressionar a editora Mildenberger Verlag por uma retratação. Nas redes sociais da empresa, internautas criticaram a forma como o país foi representado. “Diversidade não é sobre pegar um estereótipo e reproduzi-lo nos seus livros”, comentou uma usuária. Outra brasileira questionou a influência do material na formação das crianças alemãs: “É assim que fazem o povo pensar que é superior aos outros. Vergonhoso!”

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Em resposta às críticas, a editora afirmou que está revisando o conteúdo do livro. “Lamentamos muito que isso tenha criado uma impressão errada; essa não era a nossa intenção. Nosso objetivo é sensibilizar as crianças para a diversidade do mundo e dar a elas uma visão diferenciada das diferentes culturas. Levamos esse feedback muito a sério e gostaríamos de enfatizar que estamos revisando o ABC der Tiere“, declarou a empresa em um comunicado.

O caso reacendeu o debate sobre a necessidade de representações mais justas e realistas em materiais didáticos. Especialistas apontam que estereótipos podem reforçar preconceitos e influenciar negativamente a percepção de diferentes culturas. Brasileiros que vivem no exterior seguem pressionando para que casos como esse sejam evitados e que as editoras assumam um compromisso maior com a diversidade e a precisão das informações apresentadas nos livros escolares.

Texto adaptado de O Globo e revisado pela nossa redação.

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