Internacional

Trump divulga foto de Maduro algemado em navio de guerra dos EUA

Trump divulga foto de Maduro algemado em navio de guerra dos EUA
Trump divulga foto de Maduro algemado em navio de guerra dos EUA

Trump Exibe Imagem de Maduro Capturado

Donald Trump causou polêmica ao compartilhar uma foto nas redes sociais que supostamente mostra o presidente venezuelano Nicolás Maduro após sua captura. Maduro e sua esposa, Cilia Flores, teriam sido detidos durante uma operação militar dos EUA na Venezuela, visando desmantelar o regime.

Na publicação feita em sua plataforma Truth Social, Trump, de 79 anos, exibiu a imagem não verificada de Maduro, 63, usando óculos grandes e fones de ouvido. A legenda da foto dizia: “Nicolás Maduro a bordo do USS Iwo Jima”.

Acusações e Operação Militar

Maduro é acusado por Trump de tráfico de drogas e de “forçar” a migração para os Estados Unidos, além de usar recursos do petróleo para financiar atividades criminosas. O presidente venezuelano, no poder desde 2013, nega todas as acusações.

Trump confirmou ter ordenado “ataques em larga escala” na Venezuela e a captura de Maduro e Flores em um comunicado anterior. Segundo informações da CBS News e da BBC, os ataques aéreos foram direcionados a locais estratégicos como a principal base militar, Fuerte Tiuna, a base aérea de La Carlota, o site de antenas El Volcán e o porto de La Guaira.

Reação da Venezuela

O governo venezuelano condenou os ataques, acusando os EUA de tentar “apoderar-se dos recursos estratégicos da Venezuela, particularmente seu petróleo e minerais”, e de “quebrar à força a independência política da nação”, conforme reportado pela BBC. A Venezuela também ordenou a implementação de todos os planos de defesa nacional e instou as forças sociais e políticas a condenarem o ataque.

Escalada de Conflitos

Os EUA já haviam realizado 30 ataques em áreas do Pacífico e do Caribe, além de investidas contra lanchas suspeitas de transportar drogas. Os conflitos resultaram em mais de 110 mortes e na apreensão de dois petroleiros sancionados pelas forças americanas.

Da redação do Movimento PB.

[MPB-Wordie | MOD: 2.0-FL-EXP | REF: 695955DA]