EventosPB

2º FliParaíba celebra ancestralidade e democracia no Centro Histórico de João Pessoa

2º FliParaíba celebra ancestralidade e democracia no Centro Histórico de João Pessoa

Com o tema “Nossa Terra, Nossa Gente”, evento gratuito terá Maria Gadú, Itamar Vieira Junior e Odete Semedo de 27 a 29 de novembro.

O governador João Azevêdo confirmou nesta sexta-feira (17) a realização da segunda edição do Festival Literário Internacional da Paraíba (FliParaíba). O evento, que consolida-se no calendário cultural do estado, ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de novembro, no histórico Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa.

Com o tema central “Nossa Terra, Nossa Gente — Ancestralidade, Identidade e o Futuro da Democracia”, o 2º FliParaíba propõe uma reflexão profunda sobre as vozes que habitam o território, desde o “barro ancestral às redes digitais”. A curadoria destaca a literatura como um espaço de memória, invenção coletiva e disputa simbólica.

Em seu anúncio nas redes sociais, Azevêdo destacou a importância do festival para a cultura e para a revitalização do Centro Histórico, esperando “três dias de muita celebração” e uma interação rica entre escritores e o público.

Destaques nacionais e internacionais

A programação contará com 10 mesas temáticas, reunindo mais de 30 convidados que articulam as literaturas paraibana, brasileira, africana e portuguesa. Entre os nomes já confirmados estão o fenômeno baiano Itamar Vieira Junior e o paraibano Bráulio Tavares. Também participarão os ganhadores do Prêmio Camões, Silviano Santiago e Germano de Almeida, além da escritora Odete Semedo, da Guiné-Bissau, e Inês Pedrosa, de Portugal.

A parte musical e performática também ganha destaque. Estão previstos shows de Maria Gadú com a Camerata Parahyba, Mariana Aydar, Joyce Alane e Lukete. O festival abraça ainda manifestações tradicionais como Coco Quilombola, Toré Indígena e um Sarau Cigano, além da exposição “Versos Parahybridos” e batalhas de poesia (Slam).

Novidades e espaço para autores locais

Uma das novidades desta edição é a criação de um espaço dedicado ao público infantil, com feira literária própria, contação de histórias e oficinas de cordel e xilogravura. A programação completa será divulgada em breve.

A Feira Literária, um dos pontos altos do evento, abrirá inscrições a partir do dia 22 de outubro para escritores paraibanos ou residentes no estado (há pelo menos 5 anos) que desejam lançar suas publicações. Serão aceitos livros publicados entre 2024 e 2025, com 54 vagas para lançamentos.

Mais do que um festival, o FliParaíba se propõe como um ato de cidadania cultural, valorizando a diversidade, as cosmologias indígenas, as heranças africanas, os feminismos decoloniais e a potência criativa das periferias. O evento é uma realização do Governo da Paraíba (Secult-PB, Funesc e EPC) em parceria com a Associação Portugal Brasil 200 anos.

Da redação do Movimento PB.

[GEMINI-GOOGLE-18102025-FLIPB2-18.2]