A trajetória de Vital Farias na cultura paraibana

O cantor e compositor paraibano Vital Farias, aos 82 anos, faleceu nesta quinta-feira (6) vítima de complicações cardíacas. Internado no Hospital Metropolitano de João Pessoa, o artista havia sido submetido a um procedimento de cateterismo e aguardava uma cirurgia cardíaca após ter sofrido um infarto.

Natural de Taperoá, Vital Farias construiu uma sólida carreira que o consagrou como um dos nomes mais respeitados da música paraibana e brasileira. Além de atuar como músico e professor de violão e teoria musical – tendo lecionado no Conservatório de Música de João Pessoa –, Vital ampliou sua presença ao participar de importantes eventos artísticos, como a peça “Gota d’Água”, de Chico Buarque, após sua mudança para o Rio de Janeiro, em 1975.

Ao longo de sua vida, Vital também se aventurou na política, tendo concorrido a cargos de deputado federal e senador por legendas diversas, como PSOL e Avante, embora sem sucesso eleitoral. Em 2006, disputou o Senado da Paraíba pelo PSOL, surpreendendo ao conquistar 99.966 votos, em meio a candidaturas de expressivos nomes políticos.

Atualmente, Vital Farias residia no bairro do Róger, em João Pessoa, e havia se afastado dos palcos e eventos musicais, mantendo seu legado de uma carreira marcada tanto pelo talento artístico quanto pela atuação política.

Reflexão

A trajetória de Vital Farias convida à reflexão sobre a interseção entre cultura, arte e política na formação da identidade regional. Seu legado ressalta como a persistência e o talento podem transformar a realidade cultural de uma comunidade, mesmo diante de desafios e divergências ideológicas. A carreira do artista permanece como um registro importante da história musical paraibana e como um convite para que se valorize e se preserve a memória de iniciativas que marcaram a vida pública e cultural do Brasil.

Leia também  Trump impõe tarifas contra México, Canadá e China, elevando risco de 'guerra comercial destrutiva'

Fonte: Redação com informações de G1 PB

Compartilhar: