Alívio para os fãs: Vigilância Sanitária garante que bebidas no show de Safadão em João Pessoa são seguras e livres de metanol
Após inspeção rigorosa no Almeidão, órgão assegura procedência e qualidade dos produtos que serão vendidos no evento deste sábado, trazendo tranquilidade ao público em meio ao alerta nacional de contaminação.
Em meio a um clima de apreensão nacional devido aos crescentes casos de intoxicação por metanol, a Vigilância Sanitária de João Pessoa trouxe uma notícia tranquilizadora para as dezenas de milhares de fãs que aguardam o show do cantor Wesley Safadão. Após uma inspeção detalhada realizada no Estádio Almeidão, palco do evento deste sábado (4), o órgão assegurou que todas as bebidas a serem comercializadas no local são seguras e não apresentam qualquer risco de contaminação.
A ação da vigilância foi uma resposta direta e proativa à crise de saúde pública que já atinge 12 estados brasileiros, com 127 casos de intoxicação confirmados. A fiscalização em um evento de grande porte como o de hoje era crucial para garantir a segurança do público paraibano. Os agentes verificaram não apenas a infraestrutura das barracas e pontos de venda, mas, principalmente, a origem e a procedência de todo o estoque de bebidas alcoólicas.
O fiscal Francisco Lacerda, responsável pela operação, detalhou o processo e mandou um recado direto para quem vai curtir a festa. “Essa inspeção é para verificar a infraestrutura das barracas e também a procedência das bebidas. O consumidor pode ficar tranquilo: todas foram adquiridas por distribuidoras renomadas, com total garantia de qualidade, e são de empresas idôneas e cadastradas junto à Receita Estadual”, afirmou.
A garantia de que os produtos vêm de fornecedores legítimos e cadastrados é o ponto central para descartar o risco de metanol. A substância tóxica, usada em combustíveis, tem sido utilizada por criminosos na falsificação de bebidas, que são então vendidas em embalagens reaproveitadas, geralmente com tampas de rosca que são fáceis de violar e relacrar. A inspeção confirma que apenas produtos com selo de qualidade e de canais de distribuição oficiais estarão disponíveis, eliminando a principal via de contaminação.
A notícia traz um alívio imenso e reforça a importância da atuação do poder público na proteção da saúde coletiva, mesmo em momentos de lazer. Enquanto o Ministério da Saúde recomenda cautela em nível nacional, a ação da Vigilância Sanitária de João Pessoa demonstra que é possível, com fiscalização e responsabilidade, garantir que a diversão não se transforme em uma tragédia. Para os paraibanos e turistas que vão lotar o Almeidão, a mensagem é clara: a única preocupação da noite será saber de cor os sucessos de Wesley Safadão.
Redação do Movimento PB
Redação do Movimento PB [NMG-OGO-04102025-G8H9I1-13P]
