PBTurismo

Azevêdo visita obras do Polo Turístico Cabo Branco e destaca “novo momento” na economia da Paraíba

Maior complexo planejado do Nordeste prevê R$ 2,7 bilhões em investimentos e deve gerar mais de 40 mil empregos diretos e na operação.

O governador João Azevêdo visitou, nesta terça-feira (4), as obras do Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa. A vistoria incluiu o Boulevard dos Ipês — uma via integradora executada pelo Governo que ligará o Centro de Convenções à praia — e o futuro Tauá Resort. Considerado o maior complexo turístico planejado do Nordeste, o polo prevê investimentos totais de R$ 2,7 bilhões e a criação de 14 mil leitos de hotelaria.

Durante a visita, o chefe do Executivo destacou o ritmo das obras como a concretização de um “novo momento” para a economia do estado. O projeto tem um impacto significativo na geração de emprego e renda: são esperados 19,3 mil empregos na fase de construção e outros 21,5 mil postos de trabalho quando os empreendimentos estiverem em operação.

“Eu não tenho dúvida nenhuma de que estamos criando um novo momento para o turismo e para a economia da Paraíba”, afirmou Azevêdo. “Nem nos melhores sonhos eu imaginei que nós iríamos viver momentos como esse”, acrescentou, agradecendo a confiança do Grupo Tauá no potencial do estado.

Infraestrutura e contrapartida social

O secretário de Estado da Infraestrutura, Deusdete Queiroga, ressaltou os investimentos públicos que viabilizaram o interesse privado. “Esse sonho — como disse o governador — só está sendo possível porque o Governo do Estado tem feito a sua parte”, disse, citando a implantação de gás natural, esgotamento sanitário (já em conclusão) e a segurança garantida pelo Batalhão Ambiental na área.

A visão é compartilhada pela iniciativa privada. Daniel Ribeiro, presidente do Conselho do Grupo Tauá, elogiou o governador por destravar o projeto. “Poucas pessoas têm a dimensão do trabalho do governador para que isso aqui pudesse acontecer — isso aqui era uma promessa antiga, que não saía do papel”, comentou Ribeiro. Ele classificou o empreendimento como “o melhor resort do País”, marcando uma “mudança de patamar” para o turismo em João Pessoa.

João Azevêdo também inspecionou o Boulevard dos Ipês, uma via pública de 700 metros de extensão que está em “reta final”. O governador destacou que o espaço “vai poder ser usufruído pelas famílias de João Pessoa e por quem visitar a nossa cidade”, sem a necessidade de estar hospedada no complexo.

O Governo da Paraíba também projeta ações de inclusão social na região, como a Vila dos Pescadores (para a comunidade do Jacarapé) e uma Escola de Gastronomia, Hotelaria e Idiomas (focada na comunidade do Aratu).

Projetos confirmados

Até o momento, o Polo Turístico Cabo Branco já possui 10 empreendimentos com contratos assinados: Ocean Palace Jampa Eco Beach Resort, Amado Bio & SPA Hotel, Tauá Resort & Convention João Pessoa, Acquaí Parks & Resort, Holanda’s Gold Resort Club, Mardisa Hotel e Resort, W.A.M. Experience, Hotel Resort Setai, The Westin João Pessoa e o Parque Terra dos Dinos.

Da redação do Movimento PB.

[MNG-OOG-06112025-4C1B8D3-V018]