Empreendedora paraibana aposta em produtos regionais e transforma negócio em referência cultural
Kassuá nasce da pandemia, cresce online e ganha loja física que une cultura, gastronomia e arte no Nordeste
Durante a pandemia, a empreendedora paraibana Renata Almeida idealizou a marca Kassuá como plataforma digital para valorizar pequenos produtores nordestinos. Fundada em 2020, a empresa partiu do online e, em abril de 2024, avançou para um espaço físico na capital João Pessoa (PB), no bairro Jardim Oceania.
“Nós começamos no final de 2020, bem no auge da pandemia, e toda a nossa operação era no digital”, relembra Renata. “A Kassuá foi crescendo, foi tomando voo, e sentimos a necessidade de um espaço físico para criar momentos de conexão entre o produtor e o consumidor.”
Produtos com identidade paraibana
A Kassuá trabalha com artesanato e gastronomia — os dois universos culturais mais expressivos, segundo Renata. “Quando você viaja, o que quer conhecer é a comida do lugar e o que é feito à mão. A gente reúne esses dois mundos, com produtos de pequenos produtores — em sua maioria paraibanos.”
Relatórios apontam que cerca de 80% dos produtos comercializados são originários da Paraíba, incluindo queijos artesanais, cervejas especiais, geleias, doces produzidos por agricultura familiar e cachaças premiadas. O negócio propõe uma “reeducação de hábito de consumo”: se posso comprar de um produtor daqui, por que buscar de fora? afirma Renata.
Do online ao presencial
Mesmo com a inauguração da loja física, o canal digital da Kassuá continua forte: o atendimento via WhatsApp e o e-commerce seguem ativos, atendendo clientes já fidelizados. O espaço físico permitiu, porém, atrair turistas e pessoas que passam pelo Jardim Oceania e se encantam ao conhecer a marca in loco.
As oficinas e degustações que acontecem no local têm sido fundamentais para aprofundar a experiência. “Quando o cliente prova e gosta, ele se apaixona não só pelo sabor, mas pela história do produtor. Isso é o mais bonito: transformar uma compra em conexão afetiva”, conta Renata.
Mulher empreendedora e cenário paraibano
Renata destaca os desafios de empreender — e ainda mais por ser mulher. “Empreender já é um obstáculo. Ser mulher no empreendedorismo aumenta o grau de dificuldade.” Mesmo assim, ela vê a Paraíba como um território fértil para novos negócios: “A Paraíba hoje está crescendo, se tornando um celeiro de oportunidades. É um bom momento para empreender, mas é preciso dedicação, resiliência e resistência.”
A Kassuá aparece assim como exemplo de economia criativa, regionalismo cultural e impacto econômico local: promovendo cultura, gerando renda para produtores, fortalecendo identidades e dinamizando o comércio local.
Informações compiladas a partir de fontes como Portal da Capital, Pauta PB, Bafafá Notícias e site oficial da Kassuá.
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