PB

Flagrante em JP: Esgoto irregular? Três estabelecimentos na mira da Sudema

Flagrante em JP: Esgoto irregular? Três estabelecimentos na mira da Sudema
Flagrante em JP: Esgoto irregular? Três estabelecimentos na mira da Sudema

João Pessoa sob Alerta Ambiental: Operação flagra irregularidades na orla

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) intensificou a fiscalização na orla de João Pessoa, notificando três estabelecimentos comerciais por potenciais irregularidades no sistema de esgoto. A ação, batizada de Operação Orla Limpa, ocorreu nesta sexta-feira (9) e teve como alvo um restaurante, um hotel e uma churrascaria.

A medida é uma resposta direta à crescente preocupação com a qualidade das praias da capital paraibana. Uma reunião recente do Ministério Público da Paraíba (MPPB) impulsionou a operação, após relatos de novos despejos de esgoto no mar.

Os Alvos da Fiscalização

O Restaurante Bahamas foi notificado pela ausência de uma caixa de gordura que atendesse aos padrões técnicos. Embora a Sudema não tenha identificado lançamento irregular de efluentes, a falta da estrutura adequada pode levar ao acúmulo de resíduos e obstruções na rede da Cagepa. O restaurante tem um prazo de 15 dias para se adequar.

Já o Annamar Hotel foi flagrado com uma ligação irregular de águas pluviais do telhado diretamente na rede de esgoto. Essa prática pode sobrecarregar o sistema, especialmente em períodos de chuva, causando transbordamentos. O hotel também terá 15 dias para corrigir a irregularidade.

A situação mais crítica foi encontrada na Churrascaria Picanha Bastos. A inexistência de caixa de gordura no local, segundo a Sudema, pode ter contribuído para a obstrução do coletor intermediário entre a caixa de passagem da churrascaria e a rede da Cagepa. A churrascaria foi não apenas notificada, mas também autuada por estar com a licença de operação vencida.

A Força-Tarefa da Operação Orla Limpa

A Operação Orla Limpa é uma ação conjunta do MPPB com diversos órgãos, incluindo a Sudema, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), a Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam), a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e o Batalhão de Polícia Ambiental da Paraíba (BPAmb).

O objetivo principal é identificar e responsabilizar os autores de despejos irregulares de esgoto na orla, garantindo a balneabilidade das praias e a saúde da população. As fiscalizações terão continuidade a partir da próxima segunda-feira.

Da redação do Movimento PB.

[MPB-Wordie | MOD: 2.0-FL-EXP | REF: 69627987]