O Laboratório de Metrologia de Campina Grande (LabMet), vinculado à UFCG, recebeu certificação do Inmetro para calibração de equipamentos elétricos e magnéticos, tornando-se o primeiro da Paraíba nessa categoria. O avanço foi viabilizado por investimentos do Governo da Paraíba, por meio da Secties e da Fapesq-PB.
Os investimentos do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq-PB), permitiram que o Laboratório de Metrologia de Campina Grande (LabMet), vinculado ao curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), conquistasse a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O laboratório agora está autorizado a realizar serviços de calibração de equipamentos elétricos e magnéticos, tornando-se o primeiro do estado a alcançar essa acreditação.
De acordo com Edmar Candeia Gurjão, professor da UFCG e responsável pelo LabMet, o processo de certificação levou dois anos. “Foi necessária a criação de uma infraestrutura para que, em seguida, fosse solicitada a acreditação pelo Inmetro”, explicou. O pesquisador destacou o papel fundamental do financiamento recebido por meio de um edital da Fapesq-PB voltado para a certificação de laboratórios.
O LabMet foi um dos quatro projetos selecionados pelo Edital Nº 52/2021, que destinou R$ 100 mil para cada iniciativa. Com a certificação do Inmetro, o laboratório agora pode oferecer serviços de calibração rastreáveis, ou seja, os equipamentos analisados recebem um número de certificação que pode ser consultado no site do Inmetro. Inicialmente, o LabMet certifica equipamentos como multímetros, alicates amperímetros e termômetros, mas há planos para expandir o portfólio. “Com essa certificação, aos poucos podemos incluir outros equipamentos em nosso catálogo”, afirmou Gurjão.
Importância da Metrologia
A Metrologia é a ciência responsável por garantir a precisão das medições, unindo conhecimentos científicos e tecnológicos à prática de medições. O professor Edmar Gurjão explica que a área estuda fatores que podem interferir nos resultados, assegurando exatidão e confiabilidade nos cálculos. Isso é essencial para garantir a qualidade de produtos e serviços que dependem de medições precisas.
Além da prestação de serviços externos, a certificação do LabMet beneficia diretamente a UFCG. Segundo Gurjão, os estudantes passam a contar com um espaço para a prática de metrologia, enquanto os projetos de pesquisa desenvolvidos na instituição ganham maior credibilidade, pois podem ser certificados.
Atualmente, a Paraíba conta com três laboratórios certificados conforme a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025: 2017. Além do LabMet, há o Laboratório Metrológico de Calibração do Senai-PB, especializado em instrumentos de pressão, massa e dimensão, e o Cetecq – Tecnologia, Ensaio, Calibração e Qualidade, voltado para instrumentos de pressão. No Nordeste, apenas três laboratórios possuem acreditação para a calibração de equipamentos elétricos e magnéticos: o LabMet, na Paraíba, e outros dois localizados no Ceará e em Pernambuco. O LabMet é o único vinculado diretamente a uma universidade.
Apoio à Acreditação de Laboratórios
O edital Nº 52/2021, que viabilizou o financiamento do LabMet, contemplou cinco áreas estratégicas: água, cachaça, fármacos, materiais e metrologia. O processo de certificação ocorreu entre março de 2022 e fevereiro de 2025, com um investimento total de R$ 400 mil do Governo da Paraíba.
Os quatro laboratórios beneficiados pelo edital foram:
- LabMet (UFCG) – Coordenado por Edmar Gurjão, certificado para calibração de equipamentos elétricos e magnéticos;
- LabFilm (UFPB) – Focado na síntese e caracterização de filmes finos, sob responsabilidade de Kelly Cristiane Gomes da Silva;
- Laboratório de Dessalinização (UFCG) – Desenvolve sistema de gestão da qualidade para ensaios em águas, coordenado por Kepler Borges França;
- Laboratório de Análises de Cachaça (INSA) – Pesquisa métodos para controle de qualidade, liderado por Mônica Tejo Cavalcanti.
Com essas certificações, a Paraíba fortalece sua infraestrutura científica e tecnológica, ampliando a capacidade de pesquisa e prestação de serviços especializados.