PBTurismo

João Pessoa Secreta: Igrejas Históricas Revelam um Passado Oculto

João Pessoa Secreta: Igrejas Históricas Revelam um Passado Oculto
João Pessoa Secreta: Igrejas Históricas Revelam um Passado Oculto

João Pessoa, a capital paraibana conhecida por suas praias paradisíacas e pôr do sol deslumbrante, guarda um tesouro cultural e histórico muitas vezes ofuscado pelo brilho do sol e do mar. No coração do Centro Histórico, um roteiro de igrejas centenárias emerge como uma atração imperdível, revelando a rica fusão entre fé, arte barroca e neoclássica que define a identidade da cidade.

Mais do que meros espaços de oração, esses monumentos são verdadeiros guardiões da memória de um povo, atraindo um crescente número de visitantes em busca de história, arquitetura e uma conexão profunda com o passado. As edificações, que atravessam séculos e ostentam estilos do barroco ao neoclássico, são reconhecidos como patrimônios históricos de inestimável valor.

A Descoberta de um Legado

Turistas de diversas partes do Brasil têm se rendido ao encanto do Centro Histórico de João Pessoa. Adriano Pinheiro e Renato Gomes, farmacêuticos de Brasília, expressaram sua admiração em sua primeira visita à capital. “É sempre importante saber como tudo começou, como a cidade era no passado. Há muita riqueza nas informações e cada detalhe conta uma história”, comentou Renato, após visitar a Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Adriano ficou impressionado com a beleza das igrejas, casarões antigos e monumentos, destacando os detalhes minuciosos nas edificações.

A família mineira de Leila Beatriz, José Sebastião e Maria Cecília, em sua terceira viagem à João Pessoa, dedicou-se pela primeira vez ao Centro Histórico. “É uma região da cidade muito bem cuidada, com muita coisa bonita. Parece que há uma preocupação na preservação”, observou Leila, que visitou o Centro Cultural São Francisco, o Mosteiro de São Bento e a Catedral Metropolitana. O encanto foi tanto que José Sebastião até manifestou o desejo de se mudar para a capital paraibana.

Cleidinaldo Corzenta, motorista de São José dos Campos (SP), também incluiu o roteiro cultural e histórico em sua primeira viagem a João Pessoa. “Eu adoro turismo histórico. Ver o centro da cidade, as igrejas e saber sobre as histórias de outros tempos é algo bem interessante”, afirmou, mencionando a beleza da Basílica de Nossa Senhora das Neves.

Um Roteiro Pelos Templos da História

O Centro Histórico de João Pessoa concentra uma série de monumentos religiosos que merecem ser explorados. Conheça alguns deles:

Centro Cultural São Francisco

Um dos mais importantes representantes do barroco na América Latina, o complexo arquitetônico do Centro Cultural São Francisco (CCSF) teve sua origem em 1589 com a fundação do convento franciscano. O convento atual foi edificado no início do século XVIII. O espaço é composto pela Igreja de São Francisco, o Convento de Santo Antônio, a Capela da Ordem Terceira de São Francisco, a Capela de São Benedito, a Capela Dourada, o Claustro da Ordem Terceira, uma fonte e um grande adro com cruzeiro.

  • Horário de Funcionamento: Terça a sábado, das 9h às 17h (intervalo 12h30-13h30). Domingo, das 9h às 15h.
  • Visitas Mediadas: Terça a sábado: 10h, 11h30, 14h, 15h30. Domingo: 10h, 11h30, 14h.
  • Entrada: R$ 22 (inteira), R$ 11 (meia). Crianças até 7 anos: gratuidade (exceto excursões escolares).

Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves

A primeira igreja em homenagem a Nossa Senhora das Neves foi erguida em 1586 pelos colonizadores portugueses. A edificação atual, a terceira em sua história, data do final do século XVII e início do século XVIII. Recebeu o título de Catedral no final do século XIX e foi elevada a Basílica em 1997, após uma grande reforma. Localizada na Praça Dom Ulrico, no Centro, a visitação é gratuita.

  • Visitação: Terça a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
  • Missas: Domingos, às 5h, 9h, 11h e 17h.

Mosteiro de São Bento

Com mais de 400 anos, este complexo em estilo barroco, composto pelo Mosteiro de São Bento e sua igreja, é considerado um dos mais importantes do Brasil. O mosteiro foi construído pelos monges beneditinos no século XVII, e a igreja no século seguinte. Localizado na Avenida General Osório.

  • Visitação: Terça a sexta-feira, das 9h ao meio-dia e das 13h30 às 16h30.

Igreja da Misericórdia

Uma das construções mais antigas de João Pessoa, a Igreja da Misericórdia, na Rua Duque de Caxias, data do final do século XVI e início do século XVII. Representa uma das primeiras manifestações do barroco na então Filipéia de Nossa Senhora das Neves. Compunha um complexo com a Santa Casa da Misericórdia e um cemitério.

  • Visitação: Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
  • Missas: Às 11h.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Na Praça Dom Adauto, encontra-se um conjunto arquitetônico erguido pelos carmelitas entre o final do século XVI e o século XVIII. Inclui a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, o Palácio Episcopal (antigo Convento Carmelitano e atual sede da Arquidiocese da Paraíba) e a Igreja de Santa Teresa de Jesus da Ordem Terceira do Carmo.

  • Visitação: Terça a sábado, das 14h às 17h.
  • Missas: Às 16h.

Explorar o Centro Histórico de João Pessoa é embarcar em uma jornada no tempo, onde cada igreja e monumento conta uma parte da rica tapeçaria cultural e religiosa da Paraíba. É um convite para ir além das praias e descobrir a alma histórica da capital.

Da redação do Movimento PB.

[MPB-Wordie | MOD: 2.5-FL | REF: 69951D43]