João Pessoa tem uma das maiores chuvas registradas em maio nos últimos 40 anos

Volume de 289,2 milímetros supera média histórica e entra para o ranking das maiores precipitações desde 1985
João Pessoa registrou um dos três maiores volumes de chuva para o mês de maio dos últimos 40 anos. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital paraibana acumulou 289,2 milímetros de precipitação até o último fim de semana, superando a média histórica mensal, que é de 282 milímetros.
O volume foi coletado por uma das estações meteorológicas do Inmet instaladas na cidade e corresponde a um dos maiores registros para o mês desde 1985. Ainda segundo o órgão, o índice atual também representa uma das maiores chuvas acumuladas em um intervalo de 48 horas em João Pessoa desde 1995.
A situação acende um alerta para riscos de alagamentos, deslizamentos e outros transtornos em áreas vulneráveis. Em caso de emergência, o Inmet orienta a população a acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
As chuvas intensas têm sido frequentes neste mês em diversas cidades do litoral nordestino, impactando diretamente o cotidiano da população e exigindo atenção redobrada das autoridades locais para minimizar danos e prestar socorro às áreas mais afetadas.