PB

JP: Cícero Lucena dá sinal verde para restaurar joia histórica

JP: Cícero Lucena dá sinal verde para restaurar joia histórica
JP: Cícero Lucena dá sinal verde para restaurar joia histórica

A Prefeitura de João Pessoa, sob a gestão de Cícero Lucena, reforça seu compromisso com a revitalização do Centro Histórico. Nesta quarta-feira, um passo crucial foi dado com a assinatura da ordem de serviço para a elaboração dos projetos de restauro da emblemática Igreja São Frei Pedro Gonçalves. A iniciativa, que promete injetar novo fôlego na região, é fruto de uma parceria estratégica com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Arquidiocese da Paraíba.

O Centro Histórico da Capital paraibana tem sido alvo de uma série de ações coordenadas, abrangendo desde incentivos fiscais, como o programa Viva o Centro, até o fomento cultural e a preservação patrimonial. A Igreja São Frei Pedro Gonçalves, localizada em uma área de grande valor histórico que também abriga o recentemente revitalizado Conventinho – transformado em polo educacional e cultural pela Prefeitura –, representa um marco importante nesse esforço contínuo.

Um Novo Capítulo para o Patrimônio

A recuperação da igreja não apenas amplia as iniciativas de valorização do Centro Histórico, mas também oferece uma nova perspectiva para moradores e turistas, enriquecendo a experiência cultural da cidade. Durante a solenidade de assinatura, realizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), ficou acordado que uma comitiva multissetorial – composta por representantes das secretarias de Planejamento (Seplan) e de Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico (Inovacentro), além da Arquidiocese e do Iphan – fará uma inspeção no local para iniciar os estudos preliminares.

Cícero Lucena celebrou a novidade, destacando o avanço na missão de resgatar e preservar o legado histórico de João Pessoa. “Mais uma iniciativa em prol da execução do projeto da Igreja São Frei Pedro Gonçalves. Trata-se de um novo avanço da administração municipal no esforço de resgatar e preservar o patrimônio histórico local”, afirmou o prefeito, acompanhado do vice-prefeito Leo Bezerra.

Inovacentro e o Olhar para o Futuro

A criação da Secretaria de Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico (Inovacentro) no ano passado sublinha a seriedade da gestão com a área. Thiago Lucena, à frente da Pasta, enfatizou o sucesso na articulação de parcerias como a chave para projetos de grande envergadura. “Uma parceria que envolve a Seplan, com recursos federais, com a colaboração do Iphan. Uma instituição religiosa de grande importância para nós, datada de 1843, com uma rica história, particularmente relevante no Largo do Hotel Globo, em conjunto com o Conventinho”, explicou.

Ele ressaltou ainda a renovada confiança da população e o crescente interesse de investidores, que têm direcionado recursos para a região. “Este é um passo significativo para a restauração, realizando uma gestão que antes não era aplicada ao Centro Histórico. Já observamos a confiança renovada da população e, especialmente, o interesse de investidores que estão destinando recursos também”, completou Thiago Lucena.

Etapas do Restauro: Um Plano Detalhado

Airton Falcão, secretário de Planejamento, detalhou que o projeto será executado em fases. As etapas iniciais envolvem o desenvolvimento do projeto de restauro, que irá mapear as necessidades específicas de intervenção. Isso inclui desde a recuperação de pinturas e acabamentos até rebocos, sempre em estrita conformidade com as diretrizes do Iphan e do Fundo de Apoio à Educação e Pesquisa (Faep), bem como as legislações pertinentes.

Somente após a conclusão e aprovação dessa fase inicial será possível planejar a execução da obra de restauro propriamente dita. A iniciativa representa um marco na preservação da memória e cultura de João Pessoa, prometendo devolver o esplendor a um de seus mais valiosos tesouros arquitetônicos.

Da redação do Movimento PB.

[MPB-Wordie | MOD: 2.5-FL | REF: 697C2052]