PB

“Maior obra da história da Paraíba”: João Azevêdo celebra avanço da Ponte do Futuro

Em postagem nas redes sociais, governador destacou que obra se aproxima de 30% de conclusão e transforma “sonho de décadas” em realidade.

O governador João Azevêdo (PSB) utilizou suas redes sociais, nesta quarta-feira (29), para celebrar o avanço das obras da Ponte do Futuro. O projeto, que ligará Cabedelo, Santa Rita e Lucena, na Grande João Pessoa, foi classificado pelo gestor como a “maior obra da história do nosso estado”. Azevêdo publicou uma foto mostrando a dimensão da construção sobre o Rio Paraíba.

“É bom demais ver o ritmo das obras da Ponte do Futuro que seguem avançando também do lado de Santa Rita, na margem oeste do Rio Paraíba”, escreveu o governador. Ele destacou que a estrutura “vai ganhando forma e transformando em realidade um sonho de décadas”.

Obras chegam a 30% de conclusão

De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Igor Girardi, a construção está próxima de atingir 30% de conclusão. As frentes de trabalho atuais concentram-se nas fases de fundação, superestrutura e terraplenagem. Recentemente, as ações também foram iniciadas na Ilha Stuart, após a conclusão da supressão vegetal necessária no local.

O complexo viário é gerenciado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB). Ele inclui duas pontes principais — uma com 2 km de extensão e outra com 420 metros — além de um viaduto de 40 metros sobre a linha férrea. O cronograma oficial do Governo do Estado prevê a conclusão total do complexo até o final de 2026.

As obras da Ponte do Futuro têm início no quilômetro 9,64 da BR-230, em Cabedelo. O projeto também abrange o prolongamento da PB-011 (de Forte Velho a Lucena) e a adequação de trechos da PB-025 até a BR-101. Segundo o governo, a expectativa é que a obra gere impacto econômico e melhore significativamente a mobilidade urbana na Região Metropolitana, reduzindo o tempo de deslocamento.

Da redação do Movimento PB.

[MNG-OOG-31102025-B4E8F1A-V18.2]