PB

Secties celebra Mês das Mulheres na Ciência com debate sobre participação feminina

Secties celebra Mês das Mulheres na Ciência com debate sobre participação feminina

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, em parceria com a UFPB, promove no próximo dia 19 de março um evento para discutir o papel das mulheres nos espaços científicos, com painel de especialistas e debates inspiradores.

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), em colaboração com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), organiza o “Março das Mulheres na Ciência 2025”. O evento, que acontecerá das 7h30 às 12h30 no auditório do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Campus I da UFPB, tem como objetivo debater a participação feminina na Ciência e promover o empoderamento das pesquisadoras.

A programação se inicia com uma apresentação cultural, seguida de uma mesa-redonda composta pelo secretário da Secties, Claudio Furtado; pela reitora da UFPB, Terezinha Domiciano; e pelo pró-reitor de Pesquisa, José Roberto Nascimento. Segundo Claudio Furtado, o encontro é “uma oportunidade de ressaltar a importância da presença das mulheres na ciência e de apoiar pesquisadoras de diversas áreas, reforçando o compromisso da Secties em incentivar e dar condições para que elas possam alcançar voos cada vez maiores”.

Sob o tema “Diálogos com Mulheres na Ciência”, o evento contará com a participação de renomadas pesquisadoras que trarão diferentes perspectivas sobre a inserção das mulheres nos ambientes acadêmicos e de pesquisa. O debate, que será mediado pela professora Glória Rabay, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB, reunirá as professoras Marciane Magnani (Centro de Tecnologia da UFPB), Vanessa B. Schramm (Universidade Federal de Campina Grande), Alessandra Brandão (Universidade Estadual da Paraíba) e Cristiane Sassi (Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPB).

A discussão se mostra particularmente relevante à luz dos dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que apontam que, apesar de as mulheres representarem a maioria entre os bolsistas de Mestrado e Doutorado, apenas 35,5% ocupam as bolsas de produtividade – destinadas a pesquisadores de destaque. Essa disparidade evidencia a necessidade de promover mais oportunidades e reconhecimento para as cientistas.

Para a professora Marciane Magnani, fazer parte da ciência é também uma questão de identidade e orgulho:

“Eu acho que as mulheres ocupam um espaço que lhes pertence. É extremamente importante para a sociedade que estejamos em todos os lugares. Estar na ciência, representar as mulheres, é algo que me orgulha muito.”

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas por meio do link https://shre.ink/marco-mulheres-na-ciencia. Os participantes receberão um certificado de 4 horas complementares.

Com informações de Secties.


Descubra mais sobre Movimento PB

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.