Cícero Lucena rompe com o PP e se lança pré-candidato ao Governo da Paraíba em 2026
Prefeito de João Pessoa confirma que já comunicou saída ao presidente do partido, Ciro Nogueira, e que informará sua intenção de disputar o governo pessoalmente ao governador João Azevêdo.
O tabuleiro da sucessão estadual de 2026 na Paraíba foi chacoalhado nesta quinta-feira (4) por um movimento decisivo. O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, confirmou que está deixando o Progressistas (PP) com o objetivo claro de viabilizar sua candidatura ao Governo do Estado. A decisão, segundo ele, já foi comunicada ao presidente nacional da legenda, senador Ciro Nogueira, e será informada pessoalmente ao governador João Azevêdo (PSB) em uma reunião solicitada para esta sexta-feira.
A confirmação representa o mais importante movimento político do ano na Paraíba e antecipa as articulações para a disputa de 2026. “Já comuniquei ao presidente nacional do partido, o senador Ciro, e estou saindo com transparência, tranquilidade e respeito”, declarou Cícero, sinalizando que a decisão é definitiva.
‘Quis deixar o PP à vontade’: a divergência interna com Lucas Ribeiro
A principal motivação para o rompimento de Cícero com o PP foi a disputa interna pela indicação do candidato ao governo. Dentro do partido, o nome do vice-governador, Lucas Ribeiro, também é cotado, e o prefeito optou por se retirar para não criar um racha na legenda. “Tem eu, tem o Lucas Ribeiro… Então eu quis deixar o PP à vontade, para que possa efetivamente, se achar que deve ser Lucas o candidato, que venha”, explicou Cícero, posicionando sua saída como um gesto para liberar o partido.
O prefeito ressaltou que sua prioridade continua sendo a gestão da capital, mas deixou claro seu desejo de alçar voos maiores. “Só tem uma forma de eu devolver o reconhecimento que recebo do povo: é trabalhando mais, cuidando mais. E se Deus me mostrar que devo ser governador da Paraíba, tenho certeza de que ele vai me mostrar isso”, disse, em tom de pregação.
O tabuleiro de 2026: Prefeito busca novo partido para viabilizar projeto
Com a saída do PP, Cícero Lucena se torna a peça mais cobiçada no xadrez político paraibano. Ele evitou antecipar qual será seu novo partido, mas admitiu que “tem vários partidos” o procurando. A decisão de comunicar sua pré-candidatura primeiramente ao governador João Azevêdo, e não aos líderes da oposição que recentemente acenaram para ele, é um sinal de que o prefeito busca, neste momento, construir um caminho próprio, sem se alinhar automaticamente a nenhum bloco.
Após a conversa com Azevêdo, Cícero embarcará para a Espanha, onde fará a peregrinação de Santiago de Compostela, um movimento que lhe garante um distanciamento estratégico das pressões políticas imediatas. Questionado sobre o que poderia fazê-lo desistir da candidatura, foi enfático: “Deus”.
A decisão de Cícero de se lançar como pré-candidato independente força todos os outros atores políticos, tanto da situação quanto da oposição, a recalcularem suas estratégias. Ele agora é um “agente livre” com o capital político da maior cidade do estado, e seu próximo passo – a escolha de uma nova sigla e as alianças que irá costurar – será o fator determinante para o desenho do cenário eleitoral de 2026 na Paraíba.
Da redação com informações do Polêmica Paraíba
Redação do Movimento PB [NMG-OGO-05092025-012810-A1B9C4-15P]
Descubra mais sobre Movimento PB
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.