BrasilParaíbaPolítica

MP da Paraíba investiga base do SAMU inaugurada em Massaranduba que nunca funcionou

Unidade foi inaugurada em maio, durante a emancipação política da cidade, mas permanece fechada; promotoria apura irregularidades.

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou um procedimento para investigar possíveis irregularidades na inauguração da base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) no município de Massaranduba, no Agreste paraibano. A unidade, embora tenha sido inaugurada oficialmente há mais de quatro meses, nunca entrou em funcionamento efetivo.

De acordo com a portaria assinada pelo promotor de Justiça Alcides Amorim, o inquérito foi aberto após a constatação de que a base do SAMU, inaugurada em 7 de maio durante as comemorações da emancipação política de Massaranduba, permanece sem operar. O MP destacou que, apesar da cerimônia de inauguração e da ampla divulgação pública, o serviço não está disponível para a população.

Promotoria cobra respostas

Na portaria, o promotor determinou “a promoção de toda e qualquer diligência que a se mostrar necessária durante a tramitação”. Isso inclui a possibilidade de notificações, tomada de depoimentos, requisição de documentos e perícias, utilizando as prerrogativas ministeriais para esclarecer os fatos.

O Ministério Público afirmou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde de Massaranduba já havia sido informada anteriormente sobre o problema, mas não respondeu ao ofício enviado. Diante da falta de resposta, o promotor Alcides Amorim determinou a expedição de novos ofícios à Secretaria Municipal de Saúde e à Procuradoria de Justiça de Massaranduba.

Da redação do Movimento PB.

[GMN-MPB-05112025-4A9B-V18.2]