ParaíbaPBPolítica

Paraíba: Mais de 290 Mil Famílias Podem Ter Desconto na Conta de Luz; Saiba Como Conseguir

Enquanto conta de energia sobe em média 13,59% no estado, benefício da Tarifa Social pode até zerar a fatura de famílias de baixa renda, mas muitas ainda não se cadastraram.

Um alerta importante para o orçamento de milhares de famílias paraibanas foi divulgado pela Energisa, concessionária de energia do estado. Mais de 290 mil famílias da Paraíba ainda têm a oportunidade de se inscrever para receber a Tarifa Social de Energia, um benefício que garante descontos significativos na conta de luz. A informação ganha ainda mais relevância diante do recente aumento na tarifa de energia, que impacta diretamente o bolso de quem não está protegido pelo programa.

Desde julho, novas regras para o desconto já estão em vigor, beneficiando mais de 655 mil pessoas na Paraíba. Deste total, um dado impressionante se destaca: cerca de 28% tiveram a fatura zerada após as mudanças. No entanto, a medida que permitiu essa ampliação do benefício ainda é provisória e precisa ser votada pelo Congresso Nacional até outubro para se tornar permanente.

Quem Tem Direito ao Benefício?

O programa é voltado para famílias de baixa renda e grupos específicos. Para ter acesso aos descontos, é preciso atender a um dos seguintes critérios:

  • Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar mensal de até meio salário-mínimo por pessoa.
  • Idosos a partir de 65 anos ou pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
  • Famílias com portadores de doenças que dependem do uso contínuo de aparelhos elétricos, cuja renda familiar total seja de até três salários-mínimos.
  • Famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico.

Como Garantir o Desconto?

Em muitos casos, o desconto é aplicado automaticamente pela Energisa através do cruzamento de dados. Contudo, famílias que se enquadram nos critérios e ainda não foram contempladas precisam agir. O passo mais importante é manter os dados atualizados no CadÚnico e informar o Número de Identificação Social (NIS) à concessionária a cada dois anos.

Outro ponto de atenção é quando o titular do benefício social (Bolsa Família, BPC) não é o mesmo nome que consta na conta de luz. Nesses casos, é necessário procurar a Energisa para atualizar as informações e garantir que o desconto seja aplicado corretamente.

A Luta Contra o Aumento: Uma Janela de Oportunidade

A busca pelo benefício se tornou ainda mais urgente para os paraibanos. Isso porque, enquanto a Tarifa Social garante alívio, a conta de luz na Paraíba teve aumento médio de 13,59% desde 28 de agosto. Para o consumidor residencial, o reajuste foi de 13,50%. Este cenário cria um paradoxo: ao mesmo tempo em que a energia fica mais cara, uma ferramenta poderosa de economia continua subutilizada por centenas de milhares de famílias no estado.

O desafio agora é de comunicação e mobilização, para garantir que a informação chegue a quem mais precisa. É uma corrida contra o tempo para que mais de 290 mil lares paraibanos possam exercer um direito que pode fazer uma diferença fundamental no orçamento mensal, protegendo-os do impacto do recente aumento.

Da redação com informações do Portal T5

Redação do Movimento PB [NMG-OOG-09092025-D6E7F8-15P]


Descubra mais sobre Movimento PB

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.