ParaíbaPBPolítica

Portal avalia desempenho dos vereadores de Campina Grande; Jô Oliveira lidera ranking

O levantamento analisou a atuação dos 12 parlamentares mais produtivos da Câmara Municipal, avaliando critérios como produtividade legislativa, frequência nas sessões e propostas de impacto social.

O portal Polêmica Paraíba realizou um levantamento sobre a atuação dos vereadores de Campina Grande no segundo trimestre de 2025, com o objetivo de informar a população sobre o desempenho dos parlamentares. A análise, baseada em dados oficiais da Câmara Municipal (CMCG), avaliou critérios como a produtividade legislativa, frequência nas sessões e a apresentação de propostas com impacto social positivo.

O ranking, que não tem validade científica, mas serve como um instrumento de análise, revelou a vereadora Jô Oliveira (PC do B) na liderança, com uma nota de 9,79. Ela se destacou por sua alta produtividade legislativa, com 226 matérias apresentadas, sendo 33 Projetos de Lei Ordinária. A parlamentar também obteve nota máxima por sua participação em sessões da “Ordem do Dia” e por apresentar 23 propostas relacionadas a áreas sociais, como saúde, educação e combate à pobreza.

Na segunda posição, com 9,48, está o Sargento Wellington Cobra (PSB), que apresentou o maior número de matérias no período, com 756 propostas, sendo 96 Projetos de Lei Ordinária. Ele foi seguido por Dinho Papa Léguas (PSDB), em terceiro, com nota 9,14. O levantamento, no entanto, desconsiderou o critério de discursos na tribuna, já que o site da CMCG não disponibiliza as atas das sessões ordinárias, o que impossibilita a conferência pública e transparente do número de falas de cada parlamentar.

O ranking completo com os 12 vereadores mais produtivos ficou assim:

  1. Jô Oliveira (PC do B) – 9,79
  2. Sargento Wellington Cobra (PSB) – 9,48
  3. Dinho Papa Léguas (PSDB) – 9,14
  4. Ivonete Ludgério (União Brasil) – 8,74
  5. Anderson Pila (PSB) – 8,68
  6. Waleria Assunção (PSB) – 8,56
  7. Rafafá (União Brasil) – 8,34
  8. Frank (Podemos) – 8,34
  9. Pastor Luciano Breno (Avante) – 8,29
  10. Pâmela Vital (MDB) – 8,26
  11. Carol Gomes (União Brasil) – 8,19
  12. Fabiana Gomes (União Brasil) – 8,08
  13. Severino da Prestação (MDB) – 8,0

Os resultados destacam o trabalho de fiscalização e proposição da Casa Félix Araújo, mas também ressaltam a necessidade de maior transparência por parte da Câmara Municipal, que, ao não divulgar as atas, dificulta a avaliação completa do desempenho dos parlamentares por parte dos eleitores.

Da redação com informações do Polêmica Paraíba

Redação do Movimento PB GME-GOO-21082025-F7E9B2-25F


Descubra mais sobre Movimento PB

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.